Agora

Grupo faz bordado ccrroocchh­êê para enfeitar muros e postes

Coletivo formado por sete mulheres realiza intervençõ­es artísticas coloridas em espaços urbanos de São Paulo

-

Já pensou em andar pelas movimentad­as ruas da capital e olhar para uma grade, árvore, portão ou muro e se deparar com desenhos ou frases feitos de bordado ou crochê? É esse o trabalho que um grupo de mulheres faz há dois anos e meio. Elas transforma­m parte da cidade por meio das linhas e da arte.

São pássaros, flores, corações, bambolês, círculos, frases de protesto e o que a criativida­de sugerir no momento da criação do projeto. Tudo feito de uma maneira poética e colorida.

O coletivo Meiofio é formado por sete mulheres que usam as técnicas do crochê e do bordado nos espaços urbanos, sejam públicos ou privados. Elas entendem que, com o trabalho, as pessoas vão prestar mais atenção por onde passam.

O grupo faz a intervençã­o e deixa no local pelo tempo que durar. Há projetos que duram meses e outros, ho- ras. A forma de fixar também depende do tipo do local: usam de grades a pregos.

“Você coloca na cidade e ela decide o que vai fazer. O mais importante é que mude o olhar da pessoa que está passando por aquele lugar, que ela olhe para aquilo e reconheça o lugar de alguma forma”, disse Nara Rosetto, 30 anos, arquiteta e integrante do coletivo.

Participaç­ão

Também membro do grupo, a arquiteta Carol Stoppa, 35 anos, diz que o coletivo gosta de chamar a população para ajudar na execução do projeto. “Quando você se reconhece no espaço, começa a cuidar mais. Sempre que tiver a participaç­ão do público no processo vale a pena. Estamos tão ligados à tecnologia que esse ‘fazer manual’ está quase esquecido.”

Segundo as integrante­s, a escolha do local para colocar o bordado depende muito da proposta que estão buscando, que pode ser de comemorar alguma data importante até algo do dia a dia.

Se alguém oferecer o portão, por exemplo, para receber um bordado, o coletivo vai ouvir a história da pessoa para saber se encaixar com alguma proposta do grupo.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Pedestre passa por muro com intervençã­o artística do coletivo Meiofio, no Butantã (zona oeste); grupo formado por mulheres usa técnicas de bordado e de crochê para chamar a atenção para espaços urbanos
Rivaldo Gomes/Folhapress Pedestre passa por muro com intervençã­o artística do coletivo Meiofio, no Butantã (zona oeste); grupo formado por mulheres usa técnicas de bordado e de crochê para chamar a atenção para espaços urbanos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil