Agora

Vacinação tem espera 22 e desrespeit­o a fila de idoso

Prevenção contra a febre amarela voltou a lotar postos de saúde. Unidade não fez fila preferenci­al

-

Paulistano­s que procuraram ontem a vacina da febre amarela em um dos 17 postos de saúde abertos para a imunização tiveram que esperar até duas horas. Em um deles a unidade não cumpria a lei que exige fila preferenci­al para idosos.

A febre amarela já provocou a morte de 21 pessoas no Estado, segundo balanço mais recente da Secretaria Estadual da Saúde. Por conta da alta na procura por vacinas, o Ministério da Saúde liberou reforço de 1 milhão de vacinas aos paulistas.

Na AMA/UBS Vila Guilherme, na zona norte, uma atendente explicou ontem que o público que mais procura as vacinas são os idosos e que, por essa razão, não há como dar preferênci­a.

“Colocamos uma cadeira para eles ficarem sentadinho­s”, disse uma delas, por telefone, sem saber que falava com a reportagem.

No posto Vila Barbosa, no Limão, também na zona norte, a fila era grande. Nem o filho de um ano no colo fez com que o casal de bancários Juliana Rocha, 29, e Rafael Rocha, 30, fosse atendido na hora. “Esperamos uns 40 minutos na fila preferenci­al. Apesar disso, o atendiment­o foi excelente. Achei ótimo que abriu no sábado, porque de semana é mais complicado”, disse Juliana.

O arquiteto Bruno Teixeira de Lima, 33, foi até o posto, ontem, com a mulher, a relações internacio­nais Evelyn Fortes, 32. “Fomos atendidos em meia hora”, diz ele.

Já na UBS Lauzane Paulista, também na zona norte, a fila dobrava a esquina.

A reportagem ligou, ontem, nos 17 postos de saúde. Desse total, apenas três atenderam para tirar dúvidas, dois deles na zona sul e um na zona norte.

 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ?? Pacientes fazem fila em frente à UBS Lauzane Paulista (zona norte), na manhã de ontem; Ministério da Saúde liberou reforço de 1 milhão de vacinas aos paulistas
Rubens Cavallari/Folhapress Pacientes fazem fila em frente à UBS Lauzane Paulista (zona norte), na manhã de ontem; Ministério da Saúde liberou reforço de 1 milhão de vacinas aos paulistas
 ?? Arquivo Pessoal ??
Arquivo Pessoal
 ?? Reprodução ??
Reprodução

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil