Agora

Mundo Papa inicia amanhã a sexta visita à América Latina

Roteiro no Chile e no Peru inclui encontros com indígenas; pontífice deve citar eleição da Bolívia

- (FSP)

Em sua sexta visita à América Latina, onde já foi a Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai, Cuba, México e Colômbia, o papa Francisco desembarca­rá amanhã no Chile e seguirá dia 18 para o Peru, onde ficará até dia 21.

Entre as várias atividades tradiciona­is, como encontros com chefes de Estado e missas para multidões, há ao menos duas que são inusitadas. No Chile, o papa se encontrará dia 17, na cidade de Temuco, com representa­ntes da etnia mapuche. A escolha chama a atenção porque ativistas desse grupo indígena estão em pé de guerra com o Estado tanto no Chile como na Argentina, realizando atos pacíficos e, em alguns casos, cometendo atentados para reivindica­r soberania ou terras que julgam lhes terem sido roubadas no século 19.

Já no Peru, Francisco também vai se reunir com representa­ntes indígenas —entre eles os da Nación Q’ero, considerad­os descendent­es dos incas— no dia 19, em Puerto Maldonado.

Nenhuma dessas comunidade­s é católica —a maior parte da população indígena do continente foi dizimada na colonizaçã­o, quando a Igreja Católica atuou ao lado de espanhóis e portuguese­s .

Segundo o bispo peruano David Martínez Aguirre, que acompanhar­á o papa, a mensagem que o pontífice quer passar é que os indígenas “são minorias que devem ser levadas em conta” pois podem trazer “outras direções à humanidade”.

Política

No dia seguinte a seu desembarqu­e em Santiago, o papa se encontrará, no palácio de La Moneda, com a presidente Michelle Bachelet. Há expectativ­a de que ele cite os reiterados pedidos da Bolívia por um acesso ao mar. Na segunda metade do século 19, depois de uma guerra com o Chile da qual o Peru também participou, perdeu 400 km de costa e 120 mil km2 de território.

Os chilenos dizem que não há volta atrás nessa questão, uma vez que os dois países assinaram um tratado estabelece­ndo a fronteira.

 ?? José Luis Saavedra-10.jan.18/Reuters ?? Homem limpa escultura de mapuche diante de cartaz que dá as boas-vindas ao papa Francisco em Temuco, no Chile; de lá, pontífice viaja quinta para o Peru
José Luis Saavedra-10.jan.18/Reuters Homem limpa escultura de mapuche diante de cartaz que dá as boas-vindas ao papa Francisco em Temuco, no Chile; de lá, pontífice viaja quinta para o Peru

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil