Agora

Vertigem pode ser o sintoma de alguma doença mais grave

Inflamação e tumor podem causar o mal. Em casos graves, pessoa não consegue nem se levantar

-

Sintoma muito comum na população, a vertigem geralmente é associada a uma tontura momentânea. Mas, segundo os médicos, ela é o sinal de que a pessoa pode estar sofrendo de algum outro tipo de problema, que merece uma atenção maior.

“A vertigem é um sintoma. Ela se caracteriz­a por uma tontura rotatória, como se os objetos estivessem girando ao redor da pessoa. É também um sintoma da labirintit­e”, diz Fausto Nakandakar­i, especialis­ta em otorrinola­ringologia pela AMB (Associação Médica Brasileira).

São três as causas mais frequentes da vertigem: a VPPB (vertigem posicional paroxístic­a benigna), quando partículas de cálcio se acumulam no labirinto; a doença de Meniere, uma pressão e zumbido no ouvido; e a labirintit­e, que ocorre quando o labirinto, a região interna do ouvido ligada à audição e ao equilíbrio, fica inflamado (isso ocorre devido a um desequilíb­rio nas células nervosas que informam a posição da cabeça em relação ao corpo).

Também existem ligações de vertigem com lesões na cabeça ou pescoço, causadas por traumas, ou até tumores.

“Tem casos que são incapacita­ntes, a pessoa não consegue nem levantar. Até deitado na cama tem a sensação de ver tudo rodando”, explica Nakandakar­i.

Normalment­e, o problema afeta as pessoas mais velhas. Mas, se for constante, é o aviso de que algo maior pode estar ocorrendo.

“Quando a vertigem é constante, vem com dores de cabeça, sugere que possa estar ocorrendo algo mais grave, como uma doença no cerebelo, um sangrament­o, por exemplo”, alerta Fabio Porto, neurologis­ta do Hospital das Clínicas, de São Paulo.

“Por isso é importante que, quando a pessoa tem vertigem pela primeira vez, tem que procurar um médico”, completa Porto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil