Agora

SSeettee eem cccaaddaa dddeeezzz bueiros causam riscos a pedestres

Rachaduras, tampas soltas, falta de grades e sujeira são a regra em ruas de todas as regiões da capital

-

Tampas de bueiro soltas, com rachaduras e com erosão

Sete em cada dez bueiros da capital apresentam problemas que podem provocar alagamento­s ou afetar a segurança de pedestres, ciclistas e motoristas da cidade.

O levantamen­to do Vigilante Agora foi feito em 15 avenidas nas cinco regiões da cidade e levou em consideraç­ão, também, as tampas e acessos das concession­árias de serviços públicos.

Com as fortes chuvas que atingem a cidade no verão, bueiros obstruídos agravam a situação de enchentes. Além disso, as pessoas que percorrem a cidade sob chuva estão mais sujeitas a não enxergar buracos, tampas quebradas e tampas escorregad­ias, podendo sofrer acidentes.

A situação mais grave foi encontrada na altura do número 4.556 da avenida Interlagos, em Interlagos (zona sul). Além de entupido, o bueiro estava sem tampa e com erosões no asfalto e na calçada. Cavaletes e fitas de alerta foram colocados no local pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para evitar acidentes.

Segundo a aposentada Dejanete Silva, 60 anos, que mora no condomínio em frente, o bueiro estava aberto havia 15 dias. “Cada dia que passa a situação fica pior. O buraco está engolindo a calçada”, diz. O bueiro foi consertado depois que a prefeitura foi questionad­a pelo Agora sobre o problema.

Especialis­ta em mobilidade ativa (a pé e de bicicleta), Meli Malatesta afirma que a situação de tampas, acessos e bueiros é reflexo do descaso da prefeitura com as calçadas.

“Não há fiscalizaç­ão da situação das calçadas, nem de problemas apresentad­os nestas tampas e acessos, que muitas vezes não são sinalizada­s e ficam escorregad­ias quando estão gastas”, diz.

Entre os problemas também havia bocas de bueiros excessivam­ente abertas, grelhas quebradas e alagamento­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil