Agora

Terremoto atinge o Peru e deixa ao menos um morto

Tremor começou no oceano e afetou a região de Arequipa; dezenas ainda estão desapareci­dos

- (Agências)

Um terremoto atingiu o sul do Peru ontem deixando ao menos um morto e dezenas de feridos. Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o tremor teve magnitude 7.1, com epicentro no Oceano Pacífico, a 40 km da cidade de Acari, no departamen­to de Arequipa.

A governador­a de Arequipa, Yamila Osorio, disse nas redes sociais que um homem de 55 anos morreu na cidade de Yauca atingido por uma pedra e 20 pessoas estão feridas na cidade de Chala.

As autoridade­s voltaram atrás sobre o segundo morto e os desapareci­dos em mina.

Inicialmen­te, Jorge Chavez, chefe da Defesa Civil do Peru, disse em entrevista a uma rádio local que a segunda morte ocorreu na cidade de Bella Union. A Defesa Civil fala em 65 pessoas feridas.

O ministro da Saúde peruano havia dito que 17 pessoas estavam desapareci­das após o colapso de uma mina ilegal, devido ao tremor.

O presidente peruano, Pedro Pablo Kuczynski, viajou à região atingida. “Neste momento, saímos de Marcona e nos dirigimos a Acarí e Chala (Arequipa), zonas afetadas pelo terremoto nesta madrugada para verificar a magnitude dos danos e enviar a ajuda humanitári­a correspond­ente”, anunciou em uma rede social.

Segundo a presidente do Conselho de Ministros do Peru, Mercedes Araóz, “todo o Estado está mobilizado para atender as necessidad­es de familiares de falecidos e feridos. Irmãos do sul, vocês não estão sozinhos!”, escreveu em uma rede social.

Segundo o Itamaraty, não há, até o momento, registro de brasileiro­s entre as vítimas. Em nota, o Ministério de Relações Exteriores se referiu a duas mortes no episódio. “O governo brasileiro tomou conhecimen­to, com consternaç­ão, do terremoto que atingiu a região sul do Peru no dia 14 de janeiro, que causou ao menos duas mortes e deixou grande número de feridos”, afirmou o Itamaraty

 ?? Xinhua ?? Vista aérea de casas atingidas pelo terremoto que atingiu ontem a região de Arequipa, no Peru; as autoridade­s locais confirmara­m a morte de um homem
Xinhua Vista aérea de casas atingidas pelo terremoto que atingiu ontem a região de Arequipa, no Peru; as autoridade­s locais confirmara­m a morte de um homem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil