Agora

Veja os cuidados ao pedir um aumento na aposentado­ria

Se quer contratar um advogado para pedir a revisão, aposentado deve procurar alguém de sua confiança

-

45Uma ficha será aberta com as informaçõe­s do profission­al, com foto, endereço e telefone Verifique se, na parte inferior direita, aparece o selo “Situação regular”

O aposentado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que quer pedir uma revisão do seu benefício deve ter alguns cuidados antes de iniciar o processo. É preciso atenção para não cair em golpes ou errar no pedido.

Pode ter uma revisão quem recebe uma aposentado­ria inferior à que tem direito por causa de um erro cometido pelo INSS na hora do cálculo do benefício. Mas identifica­r essa falha nem sempre é tarefa simples.

O aposentado pode pedir a revisão sozinho no INSS. Porém, se precisar ir à Justiça, é recomendáv­el que procure a ajuda de um advogado especializ­ado em direito previdenci­ário. Mesmo que recorra ao Juizado Especial, que não exige representa­nte legal para abrir a ação, o aposentado vai precisar do profission­al caso o instituto entre com um recurso.

A ajuda de um especialis­ta também deve evitar que o aposentado faça o pedido de forma errada. Se levar um não da Justiça, não poderá abrir um novo processo com a mesma solicitaçã­o.

O ideal é procurar alguém de confiança, indicado por algum amigo ou conhecido e, antes de fechar um contrato, investigar as referência­s do profission­al, orienta Igor Marchetti, advogado do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor).

Também é preciso checar se o profission­al está inscrito na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). O cadastro regular na ordem indica que o advogado pode exercer a função e prestar o serviço.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil