Agora

Paulistão 2018 Vale o semestre

Menospreza­do no início, o Paulistão continua sendo um torneio valorizado pelos grandes clubes

- (Claudinei Queiroz)

Volta e meia tratado com desdém pelos grandes clubes do Estado, o Campeonato Paulista é, na verdade, muito valorizado por todos eles. A maior prova disso pôde ser vista no ano passado, quando o Corinthian­s foi desacredit­ado e chamado de quarta força da competição.

Tomando isso como um incentivo a mais, a equipe de Fábio Carille despertou e conquistou a sua 28ª taça, além de embalar rumo ao hepta brasileiro no segundo semestre. Os rivais ficaram para trás: Palmeiras e Santos com 22 conquistas, uma mais que o São Paulo.

O Paulistão, por sinal, é o único título que pode ser conquistad­o no primeiro semestre, uma vez que o calendário dos outros torneios se estendeu ao fim do ano.

Outro fator que mostra a importânci­a do Estadual é a pressão por que passaram os técnicos Rogério Ceni, Eduardo Baptista e Dorival Júnior. Depois que seus times foram surpreendi­dos no Paulista, eles começaram a balançar no cargo, pressionad­os pelas torcidas e pelos conselheir­os.

Por fim, eles acabaram perdendo os cargos no início do Campeonato Brasileiro.

Para este Paulistão, os quatro grandes já deixaram claro que começarão usando times mistos, ou até reservas, por causa do pouco tempo de pré-temporada em ano de Copa do Mundo.

Mesmo assim, a tendência é que em breve reforços co- mo Diego Souza (São Paulo), Lucas Lima (Palmeiras), Juninho Capixaba (Corinthian­s) e Eduardo Sasha (Santos) estejam em campo.

Assim, o torcedor poderá acompanhar seus clubes com força máxima. Afinal, o troféu do Paulistão pode ser menospreza­do, mas nunca é desprezado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil