Agora

Morador de Taboão morre de febre amarela na Bahia

Prefeitura baiana trata caso como importado. Taboão diz que infecção não ocorreu na cidade

- (FSP e RS)

Salvador Um morador de Taboão da Serra (Grande SP) de 49 anos morreu anteontem de febre amarela em Salvador. O paciente sofreu uma parada cardíaca depois de cinco dias internado no hospital Couto Maia.

Antes de ser transferid­o para a capital baiana, a vítima, Osmar Ramos, havia passado alguns dias em Itaberaba, a 290 km de Salvador. Ele estava na cidade desde o início do ano em visita à família. No dia 5, deu entrada na UPA (Unidade de Pronto Atendiment­o) do município com os sintomas da doença, ficando até dia 9.

Segundo nota da Prefeitura de Itaberaba, “o diagnóstic­o foi confirmado pelo Laboratóri­o Central, em Salvador”. A administra­ção trata o caso como importado —que não teve origem na cidade.

A Prefeitura de Taboão da Serra diz que está investigan­do o caso e acredita que Ramos não tenha sido contaminad­o na cidade. “A área de moradia do paciente é densamente urbanizada, não possui área rural nem presença de vetores da febre amarela silvestre”, afirmou o coordenado­r de Vigilância Epidemioló­gica do municí- pio, Milton Parron Junior.

O Ministério da Saúde confirmou ontem que os governos de São Paulo e do Rio de Janeiro solicitara­m a antecipaçã­o de vacinação fracionada contra a febre amarela. Em São Paulo, a campanha está marcada para acontecer entre 3 e 24 de fevereiro.

O governo Geraldo Alckmin (PSDB) disse que o ministério “sinalizou” o envio de mais 1 milhão de doses integrais —metade deve chegar hoje.

A Prefeitura de Osasco (Grande SP) disse que há um caso suspeito de febre amarela em um morador da cidade. Ele esteve em Mairiporã (Grande SP), onde cinco pessoas morreram com a doença. Mesmo fora da área de risco, a prefeitura ampliou a vacinação nas regiões norte e sul da cidade.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Pacientes fazem fila em posto de saúde na avenida Getúlio Vargas, em Osasco (Grande São Paulo), à espera da vacina contra a febre amarela; prefeitura afirma que há um caso suspeito da doença na cidade e reforçou a vacinação nas regiões sul e norte do...
Rivaldo Gomes/Folhapress Pacientes fazem fila em posto de saúde na avenida Getúlio Vargas, em Osasco (Grande São Paulo), à espera da vacina contra a febre amarela; prefeitura afirma que há um caso suspeito da doença na cidade e reforçou a vacinação nas regiões sul e norte do...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil