Agora

Haddad é indiciado por suspeita de uso ccaaiixxaa

Polícia Federal acusa ex-prefeito e mais 6 por irregulari­dades na campanha eleitoral de 2012

- (FSP)

A PF (Polícia Federal) indiciou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) e funcionári­os de sua campanha para a prefeitura em 2012 sob suspeita de uso de caixa 2 eleitoral. Informaçõe­s são do portal “G1” e foram confirmada­s à reportagem.

A campanha era investigad­a pela operação Cifra Oculta, desdobrame­nto da Lava Jato que apura o pagamento, pela empreiteir­a UTC, de dívidas da chapa do petista referentes a serviços gráficos no valor de R$ 2,6 milhões.

Segundo três delatores da Lava Jato, o ex-deputado estadual Francisco Carlos de Souza, o “Chico Gordo” ou “Chicão”, recebeu, por meio de gráficas ligadas a ele, R$ 2,6 milhões em propina da Petrobras para pagar dívidas da campanha de 2012 de Haddad. O pedido para que o dinheiro fosse entregue à gráfica foi feita pelo ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. A delação do dono da UTC, Ricardo Pessoa, serviu como ponto de partida para o inquérito.

Além de Haddad, foram indiciados Souza; João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT; Chico Macena, coordenado­r da campanha e outras três pessoas que trabalhava­m para uma das gráficas investigad­as.

Em junho de 2017, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em São Paulo, São Caetano e Praia Grande. Dias depois, Souza prestou um depoimento em que disse que recebeu recursos em caixa dois da empreiteir­a UTC como pagamento de serviços prestados a candidatos do PT nas eleições de 2012. No entanto, negou que tais valores serviram para quitar dívida de campanha de Haddad.

Em setembro de 2016, Chicão foi alvo de ação na Justiça Eleitoral movida pelo PSDB em processo que investiga a campanha presidenci­al da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer na eleição de 2014. A suspeita é de que a gráfica seja uma empresa de fachada, sem capacidade de produção de material para campanha e emissora de notas frias.

 ?? Bruno Santos - 14.jul.17/Folhapress ?? Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo (2013 a 2016); PF investiga caixa 2 em campanha
Bruno Santos - 14.jul.17/Folhapress Fernando Haddad (PT), ex-prefeito de São Paulo (2013 a 2016); PF investiga caixa 2 em campanha
 ?? Reprodução/Facebook ??
Reprodução/Facebook

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil