Agora

Reforma faz servidor correr para se aposentar

Pedidos subiram 46% ante 2016; reforma prevê aumentar a idade mínima para homens e mulheres

- (UOL)

Os pedidos de aposentado­ria entre os servidores civis federais dispararam em 2017. Segundo o Ministério do Planejamen­to, de janeiro a novembro de 2017, 21.371 pediram o benefício. É o maior volume desde 1998, quando 24.483 se aposentara­m. Nos primeiros 11 meses de 2017, as aposentado­rias tiveram aumento de 46,75% em relação às 14.563 solicitaçõ­es feitas no mesmo período de 2016.

O aumento dos pedidos no ano passado coincide com a proposta de reforma da Previdênci­a, que está na Câmara dos Deputados desde então e tem votação marcada para 19 de fevereiro. De acordo com o próprio Planejamen­to, esse pode ser um dos motivos que explicam a disparada nos pedidos. de Será necessário ter no serviço público e no cargo

“Não se pode negar que a proposta de reforma previdenci­ária possa ser um motivador dos pedidos de aposentado­ria, mas há outros fatores potenciali­zados, co- mo a idade média dos servidores do poder Executivo federal ser elevada (57 anos), o que torna muitos servidores aptos a pleitearem esse benefício”, disse a pasta.

Com a reforma da Previdênci­a, a idade mínima subirá para 62 anos, no caso das mulheres, e 65, para os homens. Alguns benefícios como integralid­ade (aposen- tadoria igual ao salário) e paridade (direito aos reajustes da ativa) só valerão para quem cumprir a nova idade e tiver entrado no serviço público até 2003.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil