Agora

Todo o Estado é área de risco, diz OMS

- (FSP) (RS)

A OMS (Organizaçã­o Mundial de Saúde) incluiu ontem todo o Estado de São Paulo no mapa de área de risco de febre amarela e recomendou a vacinação de viajantes internacio­nais com destino a qualquer cidade paulista, em área urbana ou de mata.

O aviso da OMS foi divulga- do horas após uma médica holandesa comunicar que um paciente no país foi diagnostic­ado com o vírus após viagem ao Brasil. Tratase de um homem de 46 anos que ficou 21 dias no país e chegou à Holanda no dia 8 com sintomas da doença. Um exame confirmou a infecção por febre amarela. Ele já está bem. A doença foi contraída em Mairiporã (Grande SP), que já registrou 5 mortes.

O Ministério da Saúde considerou o posicionam­ento da OMS fruto de um “excesso de zelo”. Em seu comunicado, o organismo internacio­nal cita os casos registrado­s no país e diz que sua orientação leva em conta “o aumento do nível de atividade do vírus da febre amarela observado em todo o Estado de São Paulo”.

Além da vacinação, a entidade recomenda tomar medidas para evitar picadas de insetos e atenção a eventuais sintomas da doença.

A Secretaria Estadual de Saúde afirmou ontem que dos 40 casos de febre amarela com 21 mortes registrado­s no Estado desde 2017, 16 casos e 11 mortes foram confirmada­s neste ano.

Até então, a secretaria só divulgava os dados de casos confirmado­s com as mortes desde janeiro de 2017, sem separar por ano.

Na sexta-feira passada, a secretaria disse que foram 40 casos confirmado­s, com 21 mortes desde 2017.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil