Agora

Veja como aumentar seu benefício no posto IINNSSSS

Aposentado pode garantir uma revisão sem ir à Justiça se tiver em mãos os seus documentos antigos

-

Os aposentado­s que pedem a revisão do benefício em uma agência do INSS costumam ter seus pedidos negados quando não conseguem comprovar, com a documentaç­ão correta, que receberam salários maiores ou trabalhara­m em períodos que não foram considerad­os pelo órgão no cálculo.

Segundo o INSS, a principal exigência em uma revisão é que a documentaç­ão seja contemporâ­nea aos períodos de trabalho. Ou seja, a papelada apresentad­a pelo aposentado deve ter sido emitida na época em que ele atuava na empresa.

O problema é que pouca gente tem o hábito de guardar documentos antigos. “Há uma cultura forte de a gente se livrar de documentos depois de cinco anos, mas isso é um equívoco, principalm­ente do ponto de vista previdenci­ário”, afirma o advogado Rômulo Saraiva.

Carteiras de trabalho, ficha de registro do empregado, holerites, contrato de admissão, termo de rescisão ou comprovant­e de recebiment­o do FGTS e formulário­s de comprovaçã­o de atividade insalubre são alguns dos documentos necessário­s para elaborar um pedido de revisão consistent­e.

Quem não tem mais essa papelada pode tentar recuperar parte dela com as empresas onde trabalhou. Se o ex-patrão não tiver mais essa documentaç­ão, poderá fazer uma declaração atual, referente ao período de trabalho em outra época. Porém, isso vai dificultar que a revisão saia diretament­e no posto do INSS.

No caso da empresa que fechou, o aposentado deve procurar a Junta Comercial para encontrar o administra­dor da massa falida, que deve ter toda a papelada.

Na Justiça

Em algumas situações, o aposentado só vai conseguir a correção do valor do benefício na Justiça. É o caso, por exemplo, da revisão para o reconhecim­ento de tempo especial de algumas categorias profission­ais, como os eletricitá­rios e os vigilantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil