Agora

Em julho, todo banco receberá boleto

Novo sistema iniciou com pagamentos acima de R$ 50 mil; outros valores ficaram para 2018

-

Pelas novas regras, os boletos terão que ser emitidos com informaçõe­s como CPF ou CNJP do emissor, entre outras, para evitar fraudes Essas informaçõe­s são checadas no sistema e, se tudo estiver como o emissor enviou ao sistema, o pagamento pode ser feito em qualquer banco

A partir de 21 de julho deste ano, boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco, independen­temente do valor do documento. O novo cronograma, divulgado ontem pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), prevê outras quatro etapas, que incluem também prazos de adaptação para os emissores de boletos de pagamento.

Nesta semana, o sistema chamado de “nova plataforma de cobrança” passou a não aceitar boletos acima de R$ 50 mil que não estivessem registrado­s. Para esses valores maiores, a permissão de pagamento em qualquer banco saiu no ano passado. Porém, a partir de agora eles têm de estar no sistema, o que significa, entre outras coisas, ter o número do CPF ou CNPJ do credor.

Segundo a Febraban, o novo sistema de cobranças é mais seguro e conseguirá filtrar boletos falsos e evitar a ocorrência de fraudes.

Inicialmen­te, documentos de qualquer valor poderiam ser pagos após a data de vencimento já a partir de 11 de dezembro, mas, segundo a Febraban, o volume de boletos processado­s (cerca de 4 bilhões por ano) sobrecarre­gou o sistema e fez com que o cronograma fosse adiado.

O período de adaptação ao novo sistema vai até 24 de fevereiro. Esse prazo atinge os emissores, que precisarão estar prontos para registrar todos os boletos, pois, a partir de 24 de março, eles não serão aceitos mais, mesmo para pagamento no banco emissor. Veja o cronograma e os valores ao lado.

A Febraban prevê que o processo todo de implantaçã­o do novo sistema seja concluído em 22 de setembro, com a inclusão dos boletos de cartão de crédito.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil