Agora

Pressionad­o, Temer afasta vices da Caixa sob

Presidente teme que aliados se irritem; recomendaç­ões foram do Banco Central e do Ministério Público

- (FSP)

O presidente Michel Temer decidiu ontem afastar por 15 dias quatro vice-presidente­s da Caixa, após recomendaç­ões do Banco Central e do Ministério Público.

A medida foi tomada para permitir que os executivos apresentem “ampla defesa” diante de suspeitas de envolvimen­to em esquemas de corrupção e de possível favorecime­nto a políticos.

A decisão do presidente atinge Deusdina dos Reis Pereira (vice de Fundos de Governo), Roberto Derziê de Sant’Anna (Governo), Antônio Carlos Ferreira (Corporativ­o) e José Henrique Marques da Cruz (Clientes, Negócios e Transforma­ção Digital).

Os quatro são alvo de operações conduzidas pelo Ministério Público Federal para apurar desvios praticados pelo grupo do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) e do ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) na Caixa. Também são investigad­os pela própria Caixa, que aponta irregulari­dades.

Pressão

Temer anunciou sua decisão após o Banco Central recomendar a destituiçã­o dos executivos. A recomendaç­ão foi enviada dia 10 à presidente do Conselho de Admi- nistração da Caixa, Ana Paula Vescovi, chefe do Tesouro.

A sugestão foi a segunda desde o mês passado, mas Temer vinha resistindo.

Em dezembro, a Procurador­ia da República pediu à Casa Civil a troca imediata de todos os 12 vices por causa das suspeitas apontadas contra os quatro e também dos riscos de ingerência política na gestão —a maioria é apadrinhad­a de partidos.

No dia 8, a pasta, seguindo orientação do presidente, alegou que não tinha competênci­a para exonerar os dirigentes, o que motivou nova investida do MP. No dia 11, a Procurador­ia enviou recomendaç­ão a Temer e avisou que ele poderia ser responsabi­lizado, na esfera cível, se mantivesse executivos acusados de crimes.

“Eventuais novos ilícitos cometidos pelos atuais vicepresid­entes poderão gerar a responsabi­lização civil de vossa excelência, por culpa in eligendo [escolha inadequada]”, diz o documento.

Temer resiste a destituir os vices definitiva­mente porque teme retaliação dos partidos que os indicaram na votação da reforma da Previdênci­a.

Outro motivo é que o próprio Temer tem ligações com alguns dos investigad­os, entre eles Derziê. No último dia 8, após garantir a permanênci­a da atual cúpula, ele foi chamado para reunião com Temer no Planalto. Para aliados, tratou-se de um gesto de “desagravo”.

 ?? Mateus Bonomi - 21.dez.2017/Folhapress ?? Michel Temer decidiu afastar 4 vice-presidente­s da Caixa sob recomendaç­ão do BC e do Ministério Público
Mateus Bonomi - 21.dez.2017/Folhapress Michel Temer decidiu afastar 4 vice-presidente­s da Caixa sob recomendaç­ão do BC e do Ministério Público
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil