Agora

Campeonato Paulista Busca do Olimpo

Séries A-2 e A-3 do Estadual têm início com total de 36 times na briga por quatro acessos de divisão

-

Embora todo título seja importante para a história de um clube, nas divisões inferiores do Campeonato Paulista, a busca pelo trono é secundária. O que vale mesmo nas Série A-2 e A-3, que têm início hoje, é escalar o degrau para a divisão de cima.

Clubes tradiciona­is como Guarani, Portuguesa, XV de Piracicaba, Juventus e Internacio­nal vão brigar por duas vagas para retornar ao Olimpo —a morada dos deuses gregos—, ou melhor, a divisão de elite que abriga os grandes clubes.

Campeã da primeira divisão em 1986, o time de Limeira retorna ao segundo patamar após conseguir o acesso, ao lado do paulistano Nacional, campeão da Série A-3 em 2017. Com as presenças dos rebaixados Audax, de Osasco, e São Bernardo, a capital e suas adjacência­s contam com seis representa­ntes —Portuguesa, Juventus e Água Santa, de Diadema, completam a lista.

Depois de sofrer com quedas nas últimas décadas, a Lusa buscou o técnico Gui- lherme Alves para tentar conseguir o sonhado acesso. Sem Marcelinho Paraíba, de saída para o Treze-PB, o clube conta com nomes experiente­s como William Batoré e Luciano Sorriso para comandar a maioria de garotos —são seis vindos da equipe rubro-verde que disputa a Copinha de juniores.

A estreia será às 20h, no Canindé, diante do Batatais.

Recordista de títulos no torneio, com cinco taças, o XV de Piracicaba manteve metade do grupo semifinali­sta da Copa Paulista e se reforçou com 11 atletas.

A estreia será às 20h, em casa, contra o Rio Claro.

Já o Guarani, do veterano Fumagalli, reforçou a base que disputou a Série B nacional. O time encara o Oeste, em Barueri, às 19h30.

Série A-3

Na Terceirona do Estadual, o acesso é o sonho, mas a permanênci­a não chega a ser um mau negócio. Na última edição com 20 clubes, nada menos que seis serão rebaixados —e dois subirão da quarta divisão, deixando o torneio com 16 times.

O caçula Manthiquei­ra, de Guaratingu­etá, estreante na Série A, vai enfrentar forças —por ora adormecida­s— do interior como Noroeste, Mogi Mirim, Marília, Rio Preto e Portuguesa Santista.

Que subam os melhores!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil