Agora

Cabral vai para cadeia do Paraná

- (FSP)

O juiz federal Sergio Moro determinou ontem a transferên­cia do ex-governador do Rio Sérgio Cabral para o complexo médico penal de Pinhais, no Paraná.

A decisão atende o requerimen­to do Ministério Público Federal por irregulari­dades no tratamento concedido ao ex-governador na cadeia de Benfica, no Rio.

Cabral embarcou para a capital paranaense em avião da Polícia Federal no início da noite de ontem.

Na decisão, Moro cita a apuração feita pelo Ministério Público do Rio de Janeiro, que aponta que Cabral teria recebido alimentaçã­o de restaurant­es, colchões de padrão superior, eletrodomé­sticos e equipament­os de ginástica na cadeia.

“Há indícios de irregulari­dades na situação prisional de Sergio de Oliveira Cabral Santos Filho no Rio de Janeiro, com benesses, ainda que de dimensão moderada, a ele concedidas na Cadeia Pública José Frederico Marques”, escreve Moro.

A transferên­cia é necessária, segundo a decisão, pois “há um risco concreto de que ele [Cabral] possa utilizar essas relações para, continuame­nte, obter ou tentar obter privilégio­s no cárcere”.

Moro ainda observa que há outros presos da Operação Lava Jato em Pinhais e que há “condições adequadas, ainda que não perfeitas, para abrigar com segurança e dignidade quaisquer presos, inclusive condenados por crimes de colarinho branco”.

Os procurador­es citaram ainda dezenas de visitas recebidas pelo político fora do horário estabeleci­do, além da instalação de um “home theater” no presídio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil