Agora

Sambista será tema da Peruche

- (LV)

No que se refere a homenagens, o cantor e compositor de samba Martinho da Vila terá uma experiênci­a dupla em 2018. Ele acaba de lançar “Alô, Vila Isabeeel!!!”, em que reverencia a Unidos de Vila Isabel, sua escola de samba. E, em fevereiro, ele é que será prestigiad­o: o artista será tema do enredo da escola de samba paulistana Unidos do Peruche, no Carnaval.

“Deixei o pessoal da escola bem à vontade e interferi pouco. Pelo que pude ver, estão fazendo um trabalho maravilhos­o”, revela o cantor, que vai desfilar pela agremiação, a segunda a entrar no Anhembi na sexta-feira, dia 9 de fevereiro.

Além de ser homenagead­o por um grupo de pessoas que amam o samba, ritmo ao qual entregou a sua vida, Martinho terá mais um motivo para comemorar. Ele completará 80 anos no dia 12 de fevereiro, segunda-feira de Carnaval. “É a maior homenagem que eu poderia receber. Vai ser uma explosão de felicidade.”

O desfile contará a trajetória pessoal e artística do cantor, mas não o fará de forma convencion­al. “Procuramos fugir do padrão usado para destacar a vida de uma pessoa. Nós seremos muito mais poéticos do que didáticos”, explica o carnavales­co da Unidos do Peruche, Mauro Quintaes.

Serão feitas referência­s, ainda, a ritmos de nações africanas, uma influência que Martinho da Vila manteve em sua carreira. “Ele foi um dos artistas que mais souberam fundir a arte da África com o samba. Essa questão não poderia ficar de fora”, conta Quintaes.

Um dos carros alegóricos será inspirado no disco “Lusofonia”. Lançado por Martinho em 2000, ele reúne canções de todos os países que têm o português como idioma principal, incluindo Angola e Moçambique. E, claro, haverá espaço para o trabalho do cantor na Vila Isabel.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil