Agora

Autônomos devem se regulariza­r até hoje

Microempre­endedor que continuar em débito com a Receita terá o CNPJ cancelado definitiva­mente

-

Termina hoje o prazo para os MEIs (Microempre­endedores Individuai­s) com CNPJ temporaria­mente suspensos se regulariza­rem com a Receita Federal.

Estão nessa situação aqueles que não pagaram nenhuma DAS (guia mensal) referente aos períodos de apuração de 2015, 2016 e 2017 e que não fizeram nenhuma DASN- SI MEI ( declaração anual) dos anos de 2015 e 2016. Os microempre­endedores com esses débitos tinham até novembro do ano passado para quitá-los, mas o prazo foi ampliado até a meia-noite de hoje.

No Estado de São Paulo, 371.281 MEIs estão inadimplen­tes, de um total de 1.435.784 cadastrado­s até o último dia 20 (data mais recente da contabiliz­ação).

Quem perder o prazo para se regulariza­r poderá ter o CNPJ definitiva­mente cancelado e a situação não poderá ser revertida. Nesse caso, os débitos são transferid­os automatica­mente para o CPF vinculado e, para continuar exercendo alguma atividade econômica formalment­e, o microempre­endedor deverá tirar um novo CNPJ.

No Portal do Empreended­or, é possível consultar a situação do CNPJ e os débitos (se houver) podem ser parcelados em até 60 meses.

De acordo com o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, a suspensão e o cancelamen­to definitivo dos cadastros de MEIs inadimplen­tes tem como objetivo melhorar o desenvolvi­mento de políticas públicas para os microempre­sários.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil