Agora

Porto Alegre terá atiradores para viigiiarr o públlliiic­cco

Áreas no entorno de tribunal federal que vai julgar Lula na capital gaúcha vão ser fechadas hoje

- (FSP)

As autoridade­s do Rio Grande do Sul prometem a presença de atiradores de elite e 150 câmeras de segurança para garantir a ordem durante o julgamento do expresiden­te Lula amanhã, em Porto Alegre.

Os atiradores de elite, entretanto, não estarão armados, segundo a Secretaria da Segurança, farão o papel de observador­es, ocupando pontos estratégic­os. Também haverá patrulhame­nto naval nas águas do lago Guaíba.

O entorno do Tribunal Regional Federal da 4ª Região será isolado a partir do meio-dia de hoje horário a partir do qual os sete prédios públicos ao redor da corte terão o expediente suspenso.

Às 17h, só entrará neste perímetro quem estiver com credenciam­ento.

As câmeras de segurança irão cobrir toda a região. do tribunal federal.

A área isolada inclui o Parque Harmonia, onde, inicialmen­te, os movimentos de esquerda planejavam montar acampament­o. Haverá bloqueio no espaço aéreo da região. Apenas aeronaves das forças de Segurança Pública e Defesa poderão sobrevoar o local.

Em entrevista ontem, o secretário Cezar Schirmer orientou a população a evitar o entorno do tribunal para não sobrecarre­gar o trânsito.

As autoridade­s não quiseram informar o número do efetivo policial empregado na segurança, o tempo de isolamento do perímetro e o custo da operação. “A democracia tem custo, não se pode fazer economia com a preservaçã­o da democracia”, disse Schirmer.

A partir de hoje, duas delegacias do centro terão a estrutura reforçada.

 ?? Omar de Oliveira/Fotoarena /Agência O Globo ?? Integrante­s do MST montam acampament­o na capital gaúcha em virtude do julgamento de Lula
Omar de Oliveira/Fotoarena /Agência O Globo Integrante­s do MST montam acampament­o na capital gaúcha em virtude do julgamento de Lula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil