Agora

Bruxo que ajudou seleção argentina sonha com a Copa

Brujo Manuel fez trabalho espiritual no Equador para levar a Argentina à Rússia e é requisitad­o por times

- (FSP)

Presidente da AFA (Associação do Futebol Argentino) Claudio Tapia ficou agitado com uma pergunta em Assunção (PAR), horas antes do sorteio dos grupos da Libertador­es, em dezembro passado. “Não é hora de falar sobre esse assunto”, desconvers­ou o cartola, antes de virar as costas e ir embora.

Foi reação bem diferente da que teve em 10 de outubro do ano passado, logo após a vitória da Argentina sobre o Equador por 3 a 1, em Quito. Resultado que selou a classifica­ção da equipe para a Copa da Rússia.

“Messi teve mais méritos, mas ele também ajudou muito”, disse, no vestiário.

“Ele” era Manuel Valdez, de 57 anos, que estava sentado ao fundo enquanto Tapia discursava, com um riso de orelha a orelha. Foi o momento em que Brujo Manuel virou celebridad­e.

Trabalho sigiloso

Com a Argentina em dificuldad­es e correndo sério risco de não se classifica­r para o Mundial, o místico foi convocado para fazer trabalho espiritual para ajudar a seleção a vencer a partida decisiva no Equador.

“Não posso dar detalhes sobre o meu trabalho. É algo sigiloso”, disse, com voz baixa e sotaque arrastado.

O místico conta apenas que circulou pelo gramado antes da partida. Parou em alguns pontos, fez orações e em seguida foi ao vestiário do estádio Olímpico Atahualpa. Fez novas rezas e subiu para a tribuna, de onde viu a partida, ao lado de dirigentes argentinos e ex-jogadores.

“Não tive contato com os jogadores. Não era algo necessário. Estava lá para fazer um trabalho apenas, não para incomodá-los”.

Quem o convidou para viajar a Quito é assunto nebuloso. Brujo Manuel não comenta. Claudio Gugnali, integrante da comissão técnica, sugeriu a visita de Manuel ao prédio da AFA em Ezeiza, Buenos Aires, na semana da partida. Para Tapia, a ideia de levá-lo ao Equador foi de Juan Pipo Marin, presidente do Club Atlético Acassuso, da terceira divisão argentina.

Brujo Manuel agora espera outro convite: ir para a Rússia durante o Mundial.

“Ah, sim. Gostaria de ir. Seria uma grande experiênci­a. Se acharem que posso ajudar, estou aqui”, disse.

Messi apoia, mas...

Na Rússia ou não (mas de preferênci­a lá), Brujo Manuel vai mandar energias positivas para Messi e companhia. Mesmo que o craque argentino não acredite muito.

“Sabia que ele [Brujo Manuel] estava ali. Não sei se ajudou. Se ajudou, que seja bem-vindo porque nós necessitáv­amos de qualquer coisa para nos classifica­rmos. Dizem que ele curou as minhas chuteiras, mas não creio nessas coisas. Não sei se ajudou mas, pessoalmen­te, não creio nisso”, disse o craque para o canal TyC.

 ?? Mauricio Nievas/Clarín ?? Manuel Valdez, de 57 anos, o Brujo Manuel, é conhecido por dar apoio espiritual a clubes argentinos em partidas decisivas, como na final da Copa Sul-Americana do ano passado entre Independie­nte e Flamengo
Mauricio Nievas/Clarín Manuel Valdez, de 57 anos, o Brujo Manuel, é conhecido por dar apoio espiritual a clubes argentinos em partidas decisivas, como na final da Copa Sul-Americana do ano passado entre Independie­nte e Flamengo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil