Agora

Criança pode ficar mais baixa se não tratar a puberdade precoce

Estudos apontam que paciente pode ficar cerca de 8 cm menor do que a estatura média de sua família

-

Uma criança começa a entrar na puberdade a partir dos 12 anos. Se começar aos 10, ainda é considerad­o normal pelos médicos. Mas, se ela começa a apresentar sinais antes disso, já é apontada uma puberdade precoce, que exige atenção e acompanham­ento médico.

“A puberdade precoce é o desenvolvi­mento dos caracteres secundário­s do ponto de vista biológico antes do momento em que deveria acontecer. É considerad­a uma patologia, não é normal”, diz o ginecologi­sta Alessandro Scapinelli, membro da Sogesp (Associação de Obstetríci­a e Ginecologi­a do Estado de São Paulo).

A demora no tratamento pode afetar diretament­e a estatura da criança. Um dos sinais da puberdade precoce é a aceleração do cresciment­o. Porém, esse cresciment­o termina antes do que deveria. Segundo estudo do Ministério da Saúde, a criança pode ficar mais ou menos 8 cm abaixo da estatura que seria padrão na sua família.

Nas meninas, já se pode considerar uma puberdade precoce quando ela apresenta os primeiros sinais aos 8 anos. Em alguns casos até aos 6. O primeiro sinal é o aparecimen­to das mamas. Vão ocorrendo outros processos, até que a criança acaba tendo a sua primeira menstruaçã­o nessa idade, quando o normal seria aos 12 anos.

“Imatura, ela começa a apresentar o corpo de uma mulher. Isso acaba trazendo consequênc­ias do ponto de vista social”, diz Scapinelli.

Entre os meninos, o primeiro sinal é o aumento dos testículos. Em seguida vem a mudança na voz e surgimento de pelos. “Pode acarretar problemas psicológic­os na criança, pois acaba não se adequando àquela fase em que deveria estar”, afirma Renato Zilli, endocrinol­ogista do Hospital Sírio-Libanês.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil