Agora

Martinho

-

O cantor e compositor Martinho da Vila será o grande homenagead­o da Unidos do Peruche, agremiação da zona norte que vai celebrar na avenida os 80 anos do artista fluminense, que faz aniversári­o dia 12 de fevereiro, na segunda-feira de Carnaval.

“É um tributo a um talento que é ativista da causa negra e um artista incrível. Ele é um exemplo, e achamos coerente celebrá-lo”, afirma o carnavales­co Mauro Quintaes. “Vamos contar a vida de Martinho da Vila desde a infância dele em Duas Barras (RJ)”, diz.

O grande homenagead­o vai entrar na passarela com a família, incluindo a filha, a cantora Mart’nália, na alegoria final, onde estará a Velha Guarda da escola de samba.

O carro abre-alas, segundo conta o carnavales­co, vai mostrar a África ancestral. “Representa as origens de Martinho. E vamos trazer a musicalida­de africana”, afirma Quintaes.

A comissão de frente, de 60 metros, vai mostrar a África se fundindo com o Brasil. “Na sequência, virão as influência­s folclórica­s da cidade natal dele, como o calango e até as novenas que ele dedicava à Nossa Senhora. Não deixa de ser uma leitura religiosa”, diz.

Na Vila

A terceira alegoria vai mostrar a chegada do artista à Vila Isabel. “É um lugar que tem a mística de Noel Rosa. Vamos trazer neste carro as calçadas caracterís­ticas da região, os bordéis e até o morro do Macaco, em um grande teatro móvel”, afirma Quintaes.

O artista demonstra alegria. “Essa será uma das primeiras homenagens aos meus 80 anos e me sinto honrado em ter um sambaenred­o que resgata a minha trajetória. Estou ansioso para ver o que levarão para a avenida”, disse Martinho ao

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil