Agora

Cadastro em dia garante a aposentado­ria automática

Veja quais pendências encontrada­s no Cnis impedem o segurado de ganhar o benefício sem sair de casa

-

Após o Carnaval, cerca de 200 mil trabalhado­res não vão precisar ir pessoalmen­te ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para se aposentar. Depois que o segurado confirmar que quer o benefício e enviar os documentos, o INSS enviará carta informando que a aposentado­ria está disponível. Esse trabalhado­r poderá, então, aceitar a concessão com uma ligação para a Central 135.

A ideia do instituto é conceder cada vez mais benefícios de forma automatiza­da, sem a necessidad­e do atendiment­o presencial. Para ser beneficiad­o por essa facilidade, no entanto, o trabalhado­r deve estar com o seu cadastro de contribuiç­ões à Previdênci­a em dia.

O Cnis (Cadastro de Nacional de Informaçõe­s Sociais) traz todo o histórico contributi­vo dos segurados. Porém, só serão usados na contagem do tempo de contribuiç­ão os dados que não tiverem nenhuma pendência.

O INSS marca, no Cnis, os recolhimen­tos e vínculos de emprego que precisam de alguma comprovaçã­o adicional para serem contabiliz­ados no tempo de contribuiç­ão. Essa indicação aparece com uma sigla, como a PEXT, que mostra que a contribuiç­ão foi paga fora do prazo.

Para corrigir a informação, será preciso comprovar que estava trabalhand­o na data. A comprovaçã­o normalment­e é feita com a anotação da carteira de trabalho, diz Pedro Santos, assessor jurídico do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenci­ários). Veja ao lado outras siglas que indicam erros no cadastro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil