Agora

Andrés inicia mandato com Conselho dividido

- (UOL)

Andrés Sanchez voltou ao comando do Corinthian­s depois de seis anos com uma vitória nas urnas, mas não terá vida fácil. No novo mandato, o dirigente precisará conviver com uma oposição mais fortalecid­a, em um cenário bem distinto do registrado nos últimos anos.

A própria vitória de Andrés mostra isso. No pleito, o candidato vencedor, que deixou o Parque São Jorge sob protestos e escondido no banco de trás de um carro, teve apenas um terço dos votos e ainda viu muitas chapinhas de oposição garantirem vaga no Conselho Deliberati­vo.

No próximo triênio, Andrés terá pela frente um conselho dividido, composto por sócios ligados aos candidatos oposicioni­stas derrotados no pleito. Do total de oito cha- pinhas eleitas, apenas três apoiavam o candidato vencedor —isso representa 75 conselheir­os dos 200.

O mandatário ainda poderá encontrar apoio com membros de uma chapinha cujo nome era ligado a Paulo Garcia, com quem tem uma boa relação. Nas outras, Andrés terá de lidar com a resistênci­a: duas se dizem independen­tes, enquanto dois grupos acabaram eleitos apoiando Antonio Roque Citadini e Felipe Ezabella.

Diante do cenário desfavoráv­el, Andrés disse que a ideia a partir de agora é tentar unir os sócios corintiano­s. “É saber das exigências que faz o corintiano e tentar cumprir da melhor maneira possível, com atenção e respeito a todos. Vamos tentar pacificar o clube”, afirmou, minutos depois da eleição.

Para isso, Andrés contará, provavelme­nte, com a figura do ex-diretor de futebol Edu Ferreira. Agora, o dirigente deve trabalhar na sede social do clube, com uma função política, na tentativa de acalmar os ânimos.

300 conselheir­os

Vale lembrar que os 200 novos conselheir­os se juntarão a outros cem vitalícios. Os 300 são responsáve­is, por exemplo, pela aprovação das contas do clube.

O grupo também tem poder de destituiçã­o do presidente por meio de um processo de impeachmen­t —o antecessor de Andrés, Roberto de Andrade, correu esse risco no ano passado, mas acabou salvo em votação no conselho.

 ?? Marcelo D. Sants - 3.fev.18/Framephoto/Folhapress ?? O presidente Andrés Sanchez, sob agressivos protestos, concede primeira entrevista na volta ao principal cargo na agremiação do Parque São Jorge
Marcelo D. Sants - 3.fev.18/Framephoto/Folhapress O presidente Andrés Sanchez, sob agressivos protestos, concede primeira entrevista na volta ao principal cargo na agremiação do Parque São Jorge

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil