Agora

Clóvis Bornay foi uma referência’

- (LV)

O vestido que a cabeleirei­ra Nick (Fabio Lago) vai usar no concurso de fantasias de “O Outro Lado do Paraíso” (Globo) foi inspirado na exuberânci­a de Clóvis Bornay (1916-2005). Uma das figuras mais marcantes do Carnaval, tinha como caracterís­tica o uso de trajes suntuosos. “Ele é uma grande referência do Carnaval. Foi ele quem introduziu esse glamour dos desfiles carnavales­cos de alto luxo”, conta Lago, que estudou vídeos dele para fazer a sua cena.

Bornay nasceu na cidade de Nova Friburgo, no Estado do Rio, e teve passagens importante­s na cultura. Em 1937, conseguiu levar ao pomposo Teatro Municipal do Rio de Janeiro um baile de Carnaval com direito a concurso de fantasias.

Organizou os Carnavais de grandes escolas, como Salgueiro, Mocidade Independen­te de Padre Miguel e Portela. Junto desta última, foi campeão em 1970.

O Carnaval da novela “O Outro Lado do Paraíso” (Globo) não vai ser fraco. O capítulo programado para ir ao ar no próximo sábado será todo de plumas e paetês. A cidade de Palmas (TO), onde a trama é ambientada, terá concurso de fantasias inspirado nos festivais que o hotel Gloria, no Rio de Janeiro, organizava na década de 1980.

É aí que a cabeleirei­ra Nick (Fabio Lago) vai fazer tentar roubar a cena. Ela desfilará com a fantasia “A Lenda do Tatu Encantado”, baseada nos trajes usados pelo lendário carnavales­co Clóvis Bornay (1916-2005), e vai concorrer ao grande prêmio de R$ 15 mil.

A cena fez o ator lembrar do passado. “Sempre fui fã de Carnaval. Lembro de ficar assistindo aos grandes bailes pela televisão. Eu fiquei realmente emocionado na gravação dessas cenas”, conta.

Lago vestiu uma fantasia como as usadas nos desfiles de Carnaval. A roupa completa pesava nada menos do que 60 quilos. “Não é fácil se movimentar carregando aquele aparado todo. Há toda uma técnica para evoluir e se apresentar. Para fazer bonito, revi os vídeos do Bornay”, conta o ator.

Toda a produção de Nick, no entanto, não será suficiente para convencer os jurados: o carnavales­co Milton Cunha, a socialite Narcisa Tamborinde­guy e a modelo Angela Bismark. Ela vai ficar em segundo lugar, perdendo o campeonato para o seu inimigo, Marcel (Andy Gerker). “Nick vai ficar uma arara e não vai aceitar a derrota de forma alguma. Ela e Marcel vão armar um grande escândalo em pleno salão.”

 ?? Globo/Divulgação ?? Nick (Fabio Lago) mostra sua fantasia cheia de luxo
Globo/Divulgação Nick (Fabio Lago) mostra sua fantasia cheia de luxo
 ?? Moacyr Lopes Junior - 20.fev.1996/Folhapress ?? Clóvis Bornay desfila como destaque no carro alegórico da escola de samba Portela, no Carnaval do Rio, em 1996
Moacyr Lopes Junior - 20.fev.1996/Folhapress Clóvis Bornay desfila como destaque no carro alegórico da escola de samba Portela, no Carnaval do Rio, em 1996

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil