Agora

Israel ataca Síria após a queda de jato

- (Agências)

Israel lançou ataques aéreos contra a Síria ontem, após alegações de que forças sírias teriam derrubado um jato F-16 israelense no norte do país, em uma escalada das tensões regionais.

Segundo avaliação preliminar do Exército israelense, o F-16 foi derrubado por disparos sírios durante uma missão para atacar instala- ções de drones iranianos na Síria. Israel disse que enviou os jatos após abater um drone iraniano em seu território.

O F-16 caiu em um campo perto da aldeia de Harduf. Um dos pilotos ficou gravemente ferido. O segundo piloto sofreu ferimentos leves.

O porta-voz militar israelense, Jonathan Conricus, disse que um número “subs- tancial” de aviões de guerra israelense­s na missão havia sido submetido a “enorme fogo antiaéreo sírio” e apenas um foi prejudicad­o.

Conricus disse ainda que o Irã está “brincando com fogo” invadindo o espaço aéreo israelense e pagará um alto preço. Segundo ele, o drone fazia parte de “missão militar operada por forças militares iranianas”.

O regime sírio de Bashar-al Assad negou que seus drones tenham entrado em espaço aéreo israelense.

A chancelari­a do Irã qualificou de “ridícula” a afirmação de que o drone intercepta­do era iraniano.

 ?? Jack Guez/AFP ?? Destroços do jato F-16 israelense que que teria sido derrubado por sírios; reação após um drone iraniano ter invadido o espaço aéreo de Israel ontem
Jack Guez/AFP Destroços do jato F-16 israelense que que teria sido derrubado por sírios; reação após um drone iraniano ter invadido o espaço aéreo de Israel ontem
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil