Agora

Folião ignora lei e consome bebida alcoólica no metrô

Funcionári­os não conseguem evitar que usuários consumam álcool ou viajem bêbados nos trens

-

Com as estações lotadas e os foliões como uma parte expressiva dos passageiro­s, o Metrô e a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolit­anos) não conseguira­m coibir o consumo de bebidas dentro de estações e trens. O mesmo aconteceu na linha 4-amarela, cuja operação é feita pela iniciativa privada.

Um cartaz foi afixado nas estações com a informação que é proibido beber bebida alcoólica ou viajar embriagado, segundo lei estadual.

Mas a proibição não era aplicada. “Se eu for barrar alguém por estar bebendo ou estar embriagado, tenho que impedir 80% das pessoas de embarcar. Não tem nem como fazer isso, mesmo que se queira”, afirmou o funcionári­o de uma das estações.

A diminuição do número de catracas liberadas para a entrada foi estratégia para conter o fluxo de passageiro­s em estações como a República, das linhas 3-vermelha e 4-amarela, e Paraíso, das linhas 1-azul e 2-verde.

No sábado, a polícia chegou a usar gás pimenta para conter uma confusão no embarque e desembarqu­e da estação República. Pessoas idosas e com dificuldad­es de locomoção sofriam com as escadas rolantes desligadas.

Um aviso sonoro foi usado na tarde de domingo para orientar os passageiro­s a evitarem a estação Paraíso, devido ao grande fluxo lá, por causa da avenida 23 de Maio, para onde a gestão João Doria (PSDB) deslocou neste ano os grandes blocos. A orientação era para que as pessoas desembarca­ssem nas estações São Joaquim e Vergueiro para seguirem para a avenida. As filas também ficaram grandes na Vergueiro, que é próxima da Paraíso.

Nos vagões e nas estações, o ritmo era de aqueciment­o para os blocos. Passageiro­s carregavam gelo e bebiam catuabas e vodkas coloridas em copos ou no gargalo. Alguns sentaram e até deitaram no piso das estações. Os vendedores dentro do vagão ofereciam água e eventualme­nte cerveja. Algumas pessoas ligavam aparelhos de som em volume alto, outras preferiam batucar no teto do metrô e cantar.

 ?? Robson Ventura/Folhapress ?? Homem aguarda com mulher, que consome bebida alcoólica, o trem na plataforma da linha 4-amarela do metrô; funcionári­os dizem que não é possível controlar o consumo de álcool por causa do volume de gente
Robson Ventura/Folhapress Homem aguarda com mulher, que consome bebida alcoólica, o trem na plataforma da linha 4-amarela do metrô; funcionári­os dizem que não é possível controlar o consumo de álcool por causa do volume de gente

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil