Agora

Paulistano encara sol e fila de 5 horas para tomar vacina

Temperatur­a na capital chegou aos 31˚C ontem à tarde. Longas filas lotaram os postos volantes

-

A procura pela vacina contra febre amarela lotou ontem os dois postos volantes instalados na zona sul da capital pela Secretaria Municipal de Saúde, da gestão João Doria (PSDB). Com a temperatur­a batendo na casa dos 31˚C, segundo o CGE (Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s), paulistano­s esperaram mais de cinco horas para se imunizar contra a doença.

Os postos foram montados nos estacionam­entos da Petz e do supermerca­do Pão de Açúcar, ambos na avenida Washington Luís, e funcionara­m das 9h às 17h.

A prefeitura decidiu montar os postos volantes depois que um macaco foi encontrado morto na região de Santo Amaro, na zona sul. Exames confirmara­m que o animal morreu pelo vírus da febre amarela, mas não foi possível identifica­r onde ele foi infectado. Por isso, a vacinação foi ampliada para os distritos de Santo Amaro, Campo Grande e Campo Belo.

O analista de sistemas Caio Damasceno, 20 anos, chegou às 7h30 na Petz e saiu vacinado às 12h45. “Soube que esta região [Campo Belo] se tornou área de risco por conta de um macaco encontrado morto com a doença. Se não fosse por isso, não teria tomado a vacina. Achei importante deixar de curtir o Carnaval para me prevenir.”

A pedagoga Suzy Franco, 43 anos, e a família também enfrentara­m fila de quase cinco horas para se vacinarem. Ela mora na região do Campo Belo e já havia procurado outros postos no mês passado, mas sem sucesso. “Aproveitam­os a folga do Carnaval e encaramos a fila”.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que “ainda que está trabalhand­o para vacinar toda a população” da região e que as filas nos dois postos volantes “são pontuais”. Segundo a pasta, ontem foram vacinadas 2.379 pessoas no posto do Pão de Açúcar e 2.800, no do Petz.

Hoje estarão abertas algumas UBSs da zona sul, entre elas Americanóp­olis, Cupecê, Vila Clara, Sacomã, São Vicente de Paula, Vila Moraes e Parque Bristol.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Moradores fazem fila no posto volante montado no estacionam­ento da Petz, na avenida Washington Luís, na zona sul; pacientes tiveram que encarar um calor de 31˚C e filas de até 5 horas para vacinar
Rivaldo Gomes/Folhapress Moradores fazem fila no posto volante montado no estacionam­ento da Petz, na avenida Washington Luís, na zona sul; pacientes tiveram que encarar um calor de 31˚C e filas de até 5 horas para vacinar
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil