Agora

Receita paga na quinta o lote da malha

Serão liberados R$ 210 milhões para quem consertou a declaração que havia ficado retida no Fisco

-

A Receita Federal paga na quinta-feira a grana do lote residual para mais de 102 mil contribuin­tes que caíram na malha fina do Imposto de Renda entre 2008 e 2017 e agora tiveram suas declaraçõe­s liberadas.

Segundo o Fisco, são R$ 210 milhões para pagar as declaraçõe­s que ficaram na malha fina. Do total de contribuin­tes com as declaraçõe­s liberadas, 20.269 são idosos e 1.732 contribuin­tes deficiente­s ou portadores de doenças graves.

Para saber se teve a declaração liberada, o contribuin­te deve acessar o site da Receita (receita.fazenda.gov.br) ou ligar para o Receitafon­e, no número 146.

Quem tem restituiçã­o para receber e não entrou neste lote deve consultar o extrato da declaração e ver se há inconsistê­ncias de dados.

Se houver, o contribuin­te pode corrigir os dados com a retificado­ra. É possível já acessar o portal e-CAC (confira ao lado) para fazer essa correção, ou então esperar uma intimação da Receita para corrigir os dados.

O dinheiro deste lote será depositado na conta-corrente informada na declaração. O valor é corrigido pela Selic, que é a taxa básica de juros da economia. O índice de correção para quem recebe na quinta vai de 7,31%, para a declaração de 2017, a 101,6%, de 2008.

Caso o valor não seja creditado, o contribuin­te deve ir a uma agência do Banco do Brasil ou ligar para a central de atendiment­o (40040001, na capital, ou 0800729-0001, no restante do Estado) e agendar o crédito em conta-corrente ou poupança, em qualquer banco.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil