Agora

Grupos planejam lançar 500 novos ccaannddii­ddaattooss

Entidades em busca de renovação política falam com diferentes partidos de olho nas eleições de outubro

- (FSP)

Movimentos em busca de renovação política que pipocaram nos últimos meses preparam o lançamento de ao menos 500 candidatos para as eleições de outubro, por diferentes partidos.

A estimativa, feita pela reportagem a partir de números fornecidos pelas organizaçõ­es, inclui principalm­ente postulante­s à Câmara dos Deputados e às Assembleia­s Legislativ­as. Mas também há quem mire Senado e governos estaduais.

O pelotão é puxado pela Raps (Rede de Ação Política pela Sustentabi­lidade), que planeja apresentar 200 candidatos e eleger ao menos metade deles.

“Os movimentos de reno- vação querem se reenergiza­r na sociedade, e as pessoas se sentem confortáve­is de estar neles porque veem que ali elas têm liberdade”, afirma o advogado Marcos Vinícius de Campos, 56 anos, diretorexe­cutivo da Raps.

A entidade é considerad­a “embrião” do Agora!, do Acredito e do Brasil 21.

O RenovaBR (que dá bolsas e cursos a quem quiser se candidatar) já iniciou uma turma com cem pessoas e vai selecionar mais 50.

Integrante­s de outras organizaçõ­es, como Acredito, Brasil 21, Frente pela Renovação e Nós, também avaliam se tentarão a sorte no próximo pleito e seus candidatos precisarão se filiar a partidos até 7 de abril.

A Raps, que mapeia e apoia lideranças com e sem mandato, se baseia em resultados de anos anteriores para prever uma taxa de sucesso entre 50% e 60% dos ligados ao movimento.

“O cenário é positivo para os movimentos, mas com muitos desafios”, diz o cientista político Miguel, da rede. “Há anseio por candidatos honestos que represente­m os eleitores, mas competirem­os com quem tem fundo eleitoral de R$ 1,7 bilhão, a banda podre dos partidos.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil