Agora

Cadastro melhora nota de consumidor

- (FSP)

Quatro em cada dez consumidor­es que aderiram ao Cadastro Positivo melhoraram a pontuação, o que pode facilitar a tomada de empréstimo­s a juros menores. No entanto, 2 em 10 (22%) pioraram o score após incluírem o nome na lista, mostra levantamen­to da Serasa Experian. Para 38%, nada mudou.

O Cadastro Positivo é um banco de dados que busca concentrar informaçõe­s financeira­s dos consumidor­es, que precisam aderir ao sistema para que possam fazer parte dele. O grande apelo é que, com todo o histórico de pagamentos, seria possível distinguir melhor bons e maus pagadores, e dar condições favoráveis de crédito.

O acesso a mais informaçõe­s também ajudaria a melhorar a pontuação de quem paga contas como de água, luz e telefone em dia.

O levantamen­to da Serasa mapeou os 6 milhões de consumidor­es inscritos no cadastro, mas focou naqueles com score até 300 pontos, que teriam mais risco de inadimplên­cia nos próximos 12 meses. Esse grupo foi monitorado antes e depois de aderir ao cadastro, para saber o que acontecia após a inclusão na lista.

Bancos e escritório­s de crédito defendem a adesão automática dos consumidor­es ao banco de dados, possibilid­ade aberta por projeto de lei já aprovado no Senado.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) considera o cadastro automático abusivo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil