Emer­gên­cia so­ci­al se­rá de­cre­ta­da em Ro­rai­ma

Agora - - Primeira Página - (FSP)

O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer vai de­cre­tar si­tu­a­ção de emer­gên­cia so­ci­al no Es­ta­do de Ro­rai­ma de­vi­do à en­tra­da de mi­lha­res de re­fu­gi­a­dos ve­ne­zu­e­la­nos, prin­ci­pal­men­te na ca­pi­tal Boa Vis­ta.

A me­di­da pro­vi­só­ria, que se­rá pu­bli­ca­da nes­ta se­ma­na, per­mi­ti­rá o re­pas­se ime- di­a­to de re­cur­sos pe­lo go­ver­no fe­de­ral e a atu­a­ção das For­ças Ar­ma­das em ações hu­ma­ni­tá­ri­as.

Com a me­di­da, se­rá du­pli­ca­do de 100 pa­ra 200 o efe­ti­vo mi­li­tar na re­gião de fron­tei­ra e se­rá en­vi­a­do ao lo­cal um hos­pi­tal de cam­pa­nha, com ca­pa­ci­da­de pa­ra ci­rur­gi­as e con­sul­tas.

“Se­rá ins­ti­tuí­da a emer­gên­cia so­ci­al e as For­ças Ar­ma­das pas­sa­rão a co­or­de­nar to­da a ação e o efe­ti­vo mi­li­tar pa­ra apoio às ques­tões hu­ma­ni­tá­ri­as, que vai pas­sar de 100 pa­ra 200 mi­li­ta­res”, dis­se o mi­nis­tro da De­fe­sa, Raul Jung­mann.

Ele anun­ci­ou ain­da que se­rão cri­a­dos novos pos­tos de con­tro­le na fron­tei­ra com Ro­rai­ma pa­ra in­ten­si­fi­car o tra­ba­lho de tri­a­gem de imi­gran­tes, e que se­rá en­vi­a­do um he­li­cóp­te­ro pa­ra aju­dar nas ope­ra­ções hu­ma­ni­tá­ri­as.

“Nós va­mos tam­bém in­ten­si­fi­car a fis­ca­li­za­ção na fron­tei­ra, por meio de um efe­ti­vo em mo­to­ci­cle­tas”, dis­se o mi­nis­tro, res­sal­tan­do que mui­tos re­fu­gi­a­dos atra­ves­sam sem pas­sar pe­lo con­tro­le fron­tei­ri­ço.

Até o mo­men­to, já atra­ves­sa­ram cer­ca de 40 mil ve­ne­zu­e­la­nos; a ideia do pre­si­den­te é dis­tri­buí-los em ou­tras uni­da­des fe­de­ra­ti­vas.

Os de­ta­lhes da me­di­da pro­vi­só­ria fo­ram de­fi­ni­dos em reu­nião on­tem, no Pa­lá­cio do Al­vo­ra­da, com o pre­si­den­te. Não es­tá de­fi­ni­do, con­tu­do, o mon­tan­te que se­rá re­pas­sa­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.