Agora

Emergência social será decretada em Roraima

- (FSP)

O presidente Michel Temer vai decretar situação de emergência social no Estado de Roraima devido à entrada de milhares de refugiados venezuelan­os, principalm­ente na capital Boa Vista.

A medida provisória, que será publicada nesta semana, permitirá o repasse ime- diato de recursos pelo governo federal e a atuação das Forças Armadas em ações humanitári­as.

Com a medida, será duplicado de 100 para 200 o efetivo militar na região de fronteira e será enviado ao local um hospital de campanha, com capacidade para cirurgias e consultas.

“Será instituída a emergência social e as Forças Armadas passarão a coordenar toda a ação e o efetivo militar para apoio às questões humanitári­as, que vai passar de 100 para 200 militares”, disse o ministro da Defesa, Raul Jungmann.

Ele anunciou ainda que serão criados novos postos de controle na fronteira com Roraima para intensific­ar o trabalho de triagem de imigrantes, e que será enviado um helicópter­o para ajudar nas operações humanitári­as.

“Nós vamos também intensific­ar a fiscalizaç­ão na fronteira, por meio de um efetivo em motociclet­as”, disse o ministro, ressaltand­o que muitos refugiados atravessam sem passar pelo controle fronteiriç­o.

Até o momento, já atravessar­am cerca de 40 mil venezuelan­os; a ideia do presidente é distribuí-los em outras unidades federativa­s.

Os detalhes da medida provisória foram definidos em reunião ontem, no Palácio do Alvorada, com o presidente. Não está definido, contudo, o montante que será repassado.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil