Agora

Chelsea e Barça se pegam nas oitavas

- (FSP)

Na recente rivalidade europeia entre Chelsea e Barcelona, que começou no ano 2000, o time da Catalunha tem um retrospect­o um pouco mais negativo diante da agremiação londrina.

A 13ª partida entre os dois campeões europeus, hoje, às 16h45 (de Brasília), é válida pelas oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.

Nas 12 partidas até hoje em quase 18 anos, o Chelsea, que atua hoje em casa, ganhou quatro vezes. O Barcelona saiu vitorioso em três.

As demais cinco partidas terminaram empatadas. E os dois times marcaram 18 gols.

Nos cinco confrontos em fases de mata mata, o time espanhol avançou em três. Porém, perdeu o último duelo com o Chelsea, na semifinal de 2012, quando os ingleses venceram a competição ao derrotarem o Bayern.

“Temos que sofrer quando não tivermos a bola. Mas não podemos perder a cabeça. E quando tivermos a posse vamos fazer aquilo que sabemos”, analisou Antonio Conte, técnico do Chelsea.

Do lado do Barcelona, o discurso do treinador Ernesto Valverde foi baseado no respeito ao técnico do Chelsea, “que, por ter um excelente currículo, sempre sabe o que faz”, mas também nos embates recentes das equipes.

“A história conta. É positivo existir uma pequena rivalidade, porque isso alimenta ainda mais nossas expectativ­as na partida”.

No mesmo horário, também se enfrentarã­o o poderoso Bayern de Munique contra o turco Besiktas, que tem o meia brasileiro Anderson Talisca como destaque.

Ingleses fortes

Ricos e protagonis­tas de um campeonato nacional que tende ao equilíbrio, os cinco times ingleses que estão nas oitavas de final da Liga dos Campeões precisam provar ainda que têm poderio para voltar a dominar a elite do futebol europeu.

Desde 2012, um time inglês não ganha a competição mais importante para os clubes da Europa. Apenas o Chelsea —ao lado do Bayer de Munique—, conseguiu quebrar a recente hegemonia da dupla Barcelona e Real Madrid no continente.

Os espanhóis ficaram com cinco dos últimos sete títulos. E ainda estão com boas chances no torneio atual.

O fato de cinco equipes estarem nas oitavas é um recorde para o futebol da Inglaterra. O que pode continuar. Pelos resultados das partidas de ida, o próprio City, que goleou o Basileia por 4 a 0, e o Liverpool, que massacrou o Porto, em Portugal, por 5 a 0, estão praticamen­te garantidos na semi.

Restam ainda na disputa, além do Chelsea, Tottenham e Manchester United.

 ?? David Klein - 24.jan.18/Reuters ?? O meia Willian é um dos destaques do ataque do Chelsea, que hoje tentará superar o poderoso Barça
David Klein - 24.jan.18/Reuters O meia Willian é um dos destaques do ataque do Chelsea, que hoje tentará superar o poderoso Barça

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil