Agora

Exército foto ffiicchhaa moradores de favelas no Rio

Militares só deixavam pessoas saírem de seus bairros após cadastro e checagem de passado criminal

- (FSP)

Militares do Exército exigiram RG e tiraram fotos individuai­s para “fichar” moradores de favelas do Rio em operação ontem. O procedimen­to foi adotado em diferentes pontos das favelas, de onde as pessoas só podiam sair após cadastrame­nto das Forças Armadas. O Rio está sob intervençã­o federal na segurança, comandada pelo general Walter Braga Netto.

A operação iniciada na madrugada de ontem, com apoio das polícias Civil e Militar, envolveu 3.200 militares na Vila Kennedy, Coreia e Vila Aliança, na zona oeste.

O objetivo era prender suspeitos do assassinat­o, na terça-feira, de um sargento do Exército durante arrastão em Campo Grande.

Ao todo, 27 pessoas foram levadas para delegacia, uma menor e duas foram presas (o motivo não foi divulgado).

Houve apreensão de duas pistolas, réplica de fuzil, carregador­es, 12 carros e 13 motociclet­as roubadas, oito radiotrans­missores e drogas.

Nas abordagens, os militares enviavam RG e foto das pessoas por um aplicativo para um setor de inteligênc­ia, que avaliava se havia antecedent­e criminal. Militares chegaram a impedir a reportagem de acompanhar o “fichamento”. Mais tarde, com a troca de oficial, foi liberada novamente.

O pedreiro Edvan Silva Monteiro, 47 anos, reclamou. “Estava saindo para o serviço apenas com a marmita. O pessoal do Exército disse que precisava ver meus documentos. Ao voltar para casa [para buscá-los], acabei me atrasando e fui dispensado por meu patrão”, disse.

O CML (Comando Militar do Leste) disse que o procedimen­to é “regular” e “legal”, e a finalidade é agilizar a checagem de dados junto aos bancos de dados da Secretaria de Segurança”. Afirmou ainda que apaga as fotos depois do envio e que essa é a forma mais rápida e com menos transtorno para checagem.

 ?? Danilo Verpa/Folhapress ?? Militares fazem foto e revistam moradores da favela da Vila Kennedy (zona oeste do Rio), em operação para prender suspeitos do assassinat­o de sargento do Exército; 27 pessoas foram levadas para delegacia e duas foram presas; foram apreendida­s armas e...
Danilo Verpa/Folhapress Militares fazem foto e revistam moradores da favela da Vila Kennedy (zona oeste do Rio), em operação para prender suspeitos do assassinat­o de sargento do Exército; 27 pessoas foram levadas para delegacia e duas foram presas; foram apreendida­s armas e...
 ?? Danilo Verpa/Folhapress ?? Adolescent­es passam ao lado de tanque, durante operação na Vila Kennedy, na zona norte do Rio
Danilo Verpa/Folhapress Adolescent­es passam ao lado de tanque, durante operação na Vila Kennedy, na zona norte do Rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil