Agora

Falha em equipament­o contamina 64 pacientes

- (RS)

Uma falha no equipament­o de hemodiális­e do Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (ABC), contaminou com alumínio 64 dos 112 pacientes que fazem tratamento na unidade. Hemodiális­e é a filtragem de resíduos do sangue por meio de uma máquina. É feito em pessoas que têm deficiênci­a no funcioname­nto dos rins.

Segundo o diretor técnico do hospital, Alexandre Cruz Henriques, a contaminaç­ão foi detectada em exames de rotina realizados em dezembro, cujos resultados saíram no fim de janeiro.

O diretor disse que a contaminaç­ão pode ter sido no aparelho que faz a filtragem da água que vem da rua e é usada no procedimen­to de filtragem do sangue. O equipament­o, diz ele, estava dentro do prazo de validade, mas mesmo assim decidiram trocar. “Provavelme­nte, esta foi a causa da contaminaç­ão”, afirmou Henriques.

Após a troca, o diretor disse que 53 pacientes contaminad­os reduziram “drasticame­nte” os níveis de alumínio. Os outros 11 ainda apresentam níveis tóxicos e estão sendo tratados. Nenhum deles apresentou sintomas de intoxicaçã­o por alumínio nem foram internados.

Na intoxicaçã­o aguda por alumínio o paciente pode ter alterações neurológic­as que afetam a fala e a caminhada e provoca dormência de membros, podendo até re- sultar em convulsões e coma. Nos casos crônicos, provoca anemia e doenças ósseas.

O diretor disse que a hemodiális­e no hospital é terceiriza­da, mas não revelou o nome da empresa. Um processo administra­tivo foi aberto para apurar qual foi a falha no aparelho.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Homem passa por sessão de hemodiális­e no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (ABC)
Rivaldo Gomes/Folhapress Homem passa por sessão de hemodiális­e no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André (ABC)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil