Agora

AMA vai deixar de atender urgências no Jardim Ângela

- (RS)

A AMA/UBS Jardim Capela, no Jardim Ângela (zona sul), deixará de oferecer prontoaten­dimento a partir de 1º de março, passando a ser apenas uma UBS. A mudança foi confirmada pela Secretaria Municipal da Saúde, da gestão João Doria (PSDB), e faz parte da reorganiza­ção das unidades de saúde.

Os pacientes que precisarem de atendiment­o de emergência, como é oferecido nas AMAs (Assistênci­a Médica Ambulatori­al), deverão procurar a UBS Integral Vera Cruz, que fica a 1,5 quilômetro, também no Jardim Ângela. A secretaria disse que a UBS Vera Cruz atenderá como UPA já no dia 1º de março.

Funcionári­os da UBS Vera Cruz confirmara­m a mudança, mas não sabem quando acontecerá. “Estamos em fase de transição para a mudança. Mas não sabemos como nem quando acontecerá”, disse uma funcionári­a. Além de UBS, a unidade tem uma Rede Hora Certa.

Pacientes

Segundo a secretaria, o atendiment­o à população será “melhorado e amplia- do” com as mudanças. A unidade Jardim Capela será apenas uma UBS (Unidade Básica de Saúde), com consultas agendadas, com equipe de Estratégia de Saúde da Família. Também terá uma equipe com educador físico, nutricioni­sta, psiquiatra, ginecologi­sta, pediatra e dois assistente­s sociais.

Nas duas unidades não há nenhum cartaz informando sobre a alteração no atendiment­o. Pacientes ouvidos pela reportagem na AMA/UBS Jardim Capela reclamaram da mudança. A secretaria disse que colocará cartazes na próxima semana.

 ?? Rubens Cavallari/Folhapress ??
Rubens Cavallari/Folhapress

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil