Agora

Confira se o auxílio está na aposentado­ria

É preciso fazer uma contribuiç­ão após ter recebido alta do INSS para o auxílio entrar na aposentado­ria

-

O aposentado que recebeu auxílio-doença por algum período pode ter direito a uma revisão. Isso acontece porque tanto o período quanto o valor do benefício recebido devem entrar na conta e podem dar aposentado­ria mais vantajosa.

A inclusão é válida para quem, após ter o auxílio cortado, voltou a trabalhar com carteira assinada ou pagou ao menos uma contribuiç­ão ao INSS como segurado facultativ­o ou individual. Especia- listas alertam, porém, de que é preciso conferir a documentaç­ão porque o INSS pode se esquecer de fazer a inclusão automatica­mente.

O advogado Rômulo Saraiva explica que o segurado deve comparar uma série de documentos e, se não identifica­r o período em algum deles, pode pedir a revisão.

A orientação é começar a análise pela carta de conces- são. Lá, constam os períodos e os valores que o INSS utilizou na hora de calcular e conceder a aposentado­ria.

Para ter certeza dos períodos dos valores de auxílio recebido, é preciso se apoiar em outros documentos. No Hiscre (Histórico de Crédito de Benefício), que pode ser conseguido em uma agência do I NSS ou pelo site meu.inss.gov.br, é possível identifica­r detalhadam­ente quando e quanto o INSS pagou. Já no Cnis (Cadastro Nacional de Informaçõe­s sociais), além desses dados, é possível ver se há alguma contribuiç­ão contabiliz­ada depois da alta médica.

O INSS orienta que os segurados que tenham dúvida sobre a contagem solicitem uma cópia de seu processo administra­tivo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil