Agora

Principal de dos EUA para o Brasil é preso

Prisão aconteceu na Flórida. Com ele, foram apreendida­s 40 armas. Governo pediu extradição

- (UOL)

A Polícia Civil do Rio de Janeiro confirmou ontem a prisão do brasileiro Frederick Barbieri, conhecido como o maior traficante de fuzis oriundos dos Estados Unidos para o Brasil. Barbieri foi preso na Flórida, onde vivia. Com ele, as autoridade­s americanas apreendera­m cerca de 40 fuzis que seriam enviados ao Brasil.

Barbieri responde a processos por tráfico de armas no Brasil. Ele é apontado como responsáve­l por 60 fuzis apreendida­s no Aeroporto Internacio­nal Tom Jobim, no Rio de Janeiro, em junho de 2017. A carga, avaliada em R$ 4,8 milhões, foi a maior apreensão de fuzis no Brasil nos últimos dez anos.

Fabrício de Oliveira, da Delegacia Especializ­ada em Armas, Munições e Explosivos do Rio de Janeiro, diz que a polícia repassou informaçõe­s sobre Barbieri às autoridade­s norte-americanas depois da apreensão de fuzis em junho do ano passado.

A prisão de Barbieri foi feita por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos). Segundo Oliveira, Barbieri era conhecido no mercado clandestin­o de armas por abastecer diversas facções criminosas.

“Como o Barbieri era o chefe, a gente acredita que desmantela­mos desmantela­do essa quadrilha”, afirma Oliveira. O delegado disse que o ICE deverá fornecer informaçõe­s sobre a prisão de Barbieri na segunda-feira.

De acordo com o Departamen­to de Recuperaçã­o de Ativos e Cooperação Jurídica Internacio­nal, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o pedido de extradição de Barbieri já foi apresentad­o para o governo americano.

O traficante é investigad­o no Brasil e nos EUA. Os pedidos de cooperação jurídica internacio­nal entre os países para produção de provas encontram-se em andamento.

Em Manaus (AM), um grupo de traficante­s ligados à facção FDN (Família do Norte) foi preso na sexta-feira. Segundo as investigaç­ões, os criminosos se preparavam para atacar traficante­s do PCC (Primeiro Comando da Capital) que atuariam na cidade. Foram apreendido­s três fuzis e uma metralhado­ra.

 ?? Reprodução ?? Fuzis apreendido­s em junho, no Aeroporto Internacio­nal Tom Jobim, no Rio; armas foram enviadas por Barbieri, segundo apontam investigaç­ões da polícia
Reprodução Fuzis apreendido­s em junho, no Aeroporto Internacio­nal Tom Jobim, no Rio; armas foram enviadas por Barbieri, segundo apontam investigaç­ões da polícia
 ?? Divulgação ??
Divulgação
 ?? Domingos Peixoto- 01.jun.2017/Agência O Globo ?? Frederick Barbieri, acusado de traficar armas
Domingos Peixoto- 01.jun.2017/Agência O Globo Frederick Barbieri, acusado de traficar armas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil