Agora

EUA têm movimento de estudantes

Secundaris­tas iniciam manifestaç­ão inédita por controle de armas após a morte de 17 estudantes na Flórida

- (FSP)

O feriado chuvoso não impediu Ellie Asher, 15 anos, de sair de casa para protestar diante da Casa Branca. Embaixo do braço ela levava um cartaz com uma frase escrita à canetinha: “Proteja crianças, e não armas”.

Ellie foi uma dos milhares de alunos de ensino médio que passaram a semana em manifestaç­ões pelo controle de armas nos Estados Unidos, tema que voltou à tona após o ataque a tiros que deixou 17 mortos em uma escola na Flórida, no último dia 14.

Por todo o país, em um movimento sem precedente­s, alunos saíram de suas escolas e marcharam até as assembleia­s estaduais, o Congresso ou a Casa Branca.

Em Washington, cerca de mil estudantes foram ao Capitólio na quarta-feira, onde chegaram de metrô e ensurdecer­am as galerias da estação, com gritos de “chega de

garmas” e “já é suficiente”.

Ruas foram fechadas para a passagem do grupo, que caminhava com o apoio das buzinas. E novos protestos, incluindo uma marcha que promete reunir milhares na capital americana, em março, já estão programado­s.

“Eu só lembro de ter visto algo assim durante o movimento por direitos civis e na Guerra do Vietnã [anos 60 e 70]”, disse o professor Rowell Huesmann, da Universida­de de Michigan, que pesquisa a exposição de crianças e adolescent­es à violência.

Mais de 40 ataques a tiros de maiores proporções ocor- reram em escolas americanas desde 1994. Após cada um, o clamor para rever as leis para a venda e posse de armas —protegida pela Constituiç­ão— vem de pais, políticos e especialis­tas. A liderança dos adolescent­es é inédita.

Redes sociais

Para muitos deles, a centelha da mobilizaçã­o foi lançada no momento do ataque, quando foram compartilh­adas nas redes sociais as primeiras imagens da chacina. “Rezem pela escola”, publicou um aluno, com a imagem de um corpo estendido na sala de aula.

 ?? Evan Vucci/AP ?? Estudantes gritam em protesto em frente à Casa Branca, na quarta, dia 21; os alunos estão pedindo leis que controlem o uso de armas nos Estados Unidos
Evan Vucci/AP Estudantes gritam em protesto em frente à Casa Branca, na quarta, dia 21; os alunos estão pedindo leis que controlem o uso de armas nos Estados Unidos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil