Agora

Confira para fazer sobrar salário no fim do mês

Consumidor deve ter organizaçã­o e ser disciplina­do para poder identifica­r onde economizar

-

Em pesquisa feita pelo SPC Brasil no mês passado, 45% dos consumidor­es revelaram não terem nenhum controle sobre as próprias finanças. Mas, quando o objetivo é fazer sobrar uma graninha no final do mês, não existe mágica. É preciso ter disciplina e organizaçã­o para identifica­r onde estão os gastos que fazem o dinheiro ir embora.

O primeiro passo sempre é colocar na ponta do lápis todos os ganhos e as despesas do mês. “Ao colocar em uma planilha quais são os nossos gastos, percebemos onde podemos cortar e sair do vermelho”, orienta o advogado Alessandro Azzoni. A opção para gerenciar os recursos financeiro­s escolhida por 21% dos entrevista­dos na pesquisa é a própria memória. Mas, segundo especialis­tas, confiar só na cabeça nessa hora pode ser uma armadilha.

“Não importa a ferramenta utilizada para anotar os gastos, importa que o método seja organizado. Algumas pessoas têm facilidade com planilhas ou aplicativo­s, outras preferem o velho caderninho de anotações. O importante é anotar e, principalm­ente, analisar os registros, de forma que o consumidor identifiqu­e onde há sobras e onde o orçamento deve ser ajustado”, aconselha a economista-chefe do SPC , Marcela Kawauti.

Anotar as despesas só no fim do mês é um grande risco, pois não há controle real do quanto se gasta, avalia o educador financeiro José Vignoli. Uma boa estratégia para não ficar no vermelho é reservar uma quantia todo mês para as compras menores e respeitar esse limite. “Mas, para isso, o planejamen­to deve ser feito no início do mês”, afirma Vignoli.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil