Agora

Segurada reclama de auxílio cortado

Auxiliar de limpeza passou pela perícia e perdeu o benefício durante tratamento contra um câncer

-

A auxiliar de limpeza Francisca Alzenir Alvelino, 59 anos, faz tratamento contra um câncer no pulmão, porém, no último mês, teve seu auxílio-doença cortado depois de passar por perícia médica no INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e receber alta. O problema é que o patrão considera que ela ainda não tem condições de voltar ao trabalho.

Francisca estava afastada do emprego havia dois anos e passou pela primeira perícia médica no último dia 25 de janeiro, na agência da Previdênci­a Social de Santo André (ABC).

“Nós estamos sem saber o que fazer, porque a empresa diz que ela ainda não pode voltar a trabalhar e, nesse intervalo, ela vai ficar sem receber nada. É uma situação complicada”, diz a filha da segurada, Samara Bezerra.

Samara afirma que a mãe levou todos os exames na perícia e que, por conta do câncer, ela desenvolve­u outra doença, um enfisema pulmonar. “Ela não teve melhora desde que o auxílio foi concedido. Continua em tratamento”, explica.

A filha estava reunindo documentos para entrar com um recurso administra­tivo contra a decisão do instituto e tentar reverter a decisão.

O INSS informou que a segurada tem um pedido de recurso agendado para o dia 9 de março. “Nessa data, ela poderá apresentar laudos, relatórios e exames médicos atualizado­s para análise do INSS e possível comprovaçã­o de sua incapacida­de para o trabalho.” Segundo o órgão, o auxílio foi negado porque a segurada não foi considerad­a incapaz para o trabalho.

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? Francisca Alzenir, 59 anos, não consegue voltar ao trabalho mesmo após a alta do INSS porque empresa considera que ela ainda não tem condições de retornar
Rivaldo Gomes/Folhapress Francisca Alzenir, 59 anos, não consegue voltar ao trabalho mesmo após a alta do INSS porque empresa considera que ela ainda não tem condições de retornar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil