Agora

Putin anuncia novo míssil nuclear e faz ameaça aos EUA

Presidente russo, que concorre ao quarto mandato, diz que o armamento pode atingir qualquer país

- (Agências)

O presidente russo Vladimir Putin disse ontem que o país desenvolve­u uma nova linha de armas nucleares que incluem mísseis que não podem ser detectados pelos sistemas de defesa.

O anuncio foi feito em seu discurso sobre o Estado da Nação, que foi transmitid­o pela TV para todo o país. A fala foi feita 17 dias antes da eleição presidenci­al, na qual Putin é amplo favorito para conquistar seu quarto mandato no comando do país.

Segundo Putin, a decisão russa de ampliar seu arsenal nuclear foi tomada depois que os Estados Unidos deci- diram deixar um acordo antimíssei­s assinado em 1972.

“Na ocasião, vocês não ouviram nosso país. Então nos ouçam agora”, disse ele, em um recado para Washington.

“Nós c onsiderarí­amos qualquer uso de armas nu- cleares contra a Rússia ou aliados. A resposta seria imediata”, afirmou.

Putin disse ainda que o novo míssil pode atingir qualquer lugar do mundo e pediu que os russos sugiram um nome para ele.

O presidente russo anunciou ainda um drone capaz de carregar uma ogiva nuclear e que pode ser usado embaixo d’ água.

De acordo com ele, os dois equipament­os estão sendo testados desde o fim de do ano passado.

Em resposta nos EUA, A porta-voz do Departamen­to de Estado, Heather Nauert, acusou a Rússia de desenvolve­r armas nucleares desestabil­izadoras. “Foi certamente infeliz ter de assistir a animação de vídeo que mostra um ataque nuclear contra os Estados Unidos.”

 ?? Alexander Zemlianich­enko/AP ?? O presidente russo Vladimir Putin em seu discurso de ontem; EUA reagiram ao anúncio de novo míssil
Alexander Zemlianich­enko/AP O presidente russo Vladimir Putin em seu discurso de ontem; EUA reagiram ao anúncio de novo míssil

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil