Agora

Veja se ainda vale a pena ter

A queda na taxa básica de juros altera a rentabilid­ade de vários investimen­tos, como a caderneta

-

A taxa básica de juros da economia brasileira está em seu menor patamar, em 6,75% ao ano. Isso afeta o rendimento de diversos tipos de investimen­to, inclusive o preferido dos brasileiro­s: a poupança. Quem tem uma grana para investir deve repensar onde aplicar os valores de forma mais vantajosa.

O Agora conversou com consultore­s e educadores financeiro­s para entender as melhores opções de investimen­to em 2018 para quem não tem muita grana nem o hábito de investir. A caderne- ta pode ser uma boa para quem está começando a poupar, mas especialis­tas não recomendam deixar o dinheiro lá por mais de um ano.

O tipo de investimen­to depende do valor disponível e do perfil do investidor. Uma reserva financeira equivalent­e ao valor seis salários deve estar em investimen­to com alta liquidez e baixíssimo risco, afirma o diretor-executivo do aplicativo GuiaBolso, Thia- go Alvarez. Isso significa que, até esse valor, o investidor deve preferir aplicações em que a grana fique mais acessível a qualquer momento.

A poupança é a opção mais prática, mas não a mais vantajosa. Se o dinheiro vai ficar investido por mais de seis meses, outras opções são melhores, como o Tesouro Direito atrelado à Selic, orienta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil