Agora

Saiba quando compensa fechar com o INSS

Decisão do segurado deve levar em conta a pressa em receber a grana dos atrasados e os termos da proposta

-

O governo vem buscando reduzir o estoque de ações judiciais de segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e está propondo acordos para encerrar os processos. Desde que o projeto começou, 41,8 mil aposentado­s, pensionist­as ou beneficiár­ios de auxíliodoe­nça ou aposentado­ria por invalidez aceitaram abrir mão de algum pedido feito na ação em troca de acabar com pedido judicial.

Quanto maiores os indícios de que o segurado vai ganhar a ação, maiores as chances de um acordo vantajoso. Antes de aceitar, porém, o segurado deve analisar cada condição do acordo.

É comum, por exemplo, o INSS propor encerrar a ação de benefício por incapacida­de e definir o pagamento do auxílio por um período determinad­o. O cuidado necessário ao segurado é observar se o acordo não o impede de voltar a cobrar esse benefício na Justiça no futuro.

Os advogados previdenci­ários afirmam que o acordo é uma boa principalm­ente para quem está sem renda. Além de encerrar a pendência, o segurado acaba antecipand­o o pagamento em até quatro anos, consideran­do todos os recursos possíveis de serem apresentad­os.

O ideal, de qualquer forma, é tentar o maior percentual dos atrasados da ação, que devem ser pagos com a correção mensal pela inflação. Em geral, é melhor não abrir mão de mais que 20%.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil