Agora

Segurada tenta se aposentar há anos

Última tentativa foi em dezembro de 2017, mas, até agora o INSS não deu notícia sobre o benefício

-

A dona de casa Lisete Amatti Romero, 71 anos, tenta se aposentar no INSS há quase 14 anos, mas, até hoje, não conseguiu ter o benefício. A última tentativa foi em dezembro, na APS (Agencia da Previdênci­a Social) Vila Mariana (zona sul). Desde então ela espera uma resposta, em vão.

A segurada contribuiu por sete anos pagando carnês, pois parou de trabalhar quando casou, em 1969. A primeira tentativa de se aposentar foi em 2002, após passar por uma cirurgia do coração. “Fomos pedir a aposentado­ria por invalidez. Ela passou por perícia em diversos postos, mas sempre negavam”, disse a filha dela, Viviane Amatti Romero.

A família passou então a tentar a aposentado­ria por idade, pois acreditava­m que a segurada tinha os requisitos, mas o benefício também foi negado em pelo menos quatro ocasiões diferentes. “Não conseguimo­s entender as negativas, já que ela tem idade e tempo de contribuiç­ão. Temos todos os carnês guardados”, disse a filha.

Em nota, a assessoria de imprensa do INSS informou que a segurada “deve com- parecer à agência para apresentar uma declaração dizendo se concorda com a alteração da data de entrada do requerimen­to”.

Segundo o instituto, isso é necessário porque Lisete só completou as condições ne- cessárias para se aposentar depois de ter feito o último pedido de aposentado­ria. A nota do INSS diz ainda que a agência aguarda manifestaç­ão da dona de casa para conceder o benefício. Uma carta foi enviada a ela.

 ?? Robson Ventura / Folhapress ?? Lisete Amatti Romero, 71 anos, quer usar o dinheiro da aposentado­ria para cuidar melhor do coração; ela passou por duas cirurgias e faz controle da pressão
Robson Ventura / Folhapress Lisete Amatti Romero, 71 anos, quer usar o dinheiro da aposentado­ria para cuidar melhor do coração; ela passou por duas cirurgias e faz controle da pressão

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil