Agora

Saiba garantir acesso aos sserrviiçç­oss do IIINSS na internet

O cadastro on-line promete facilitar a vida dos segurados, que podem até ter o benefício automático

- Leda antunes

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está oferecendo cada vez mais serviços pela internet, no portal Meu INSS (meu.inss.gov.br).

A inovação traz grandes vantagens tanto para quem já é aposentado quanto para o trabalhado­r que ainda vai pedir o benefício, pois é possível resolver, em um só lugar, cada vez mais pendências sem sair de casa.

Para ter acesso a todos esses serviços, basta cadastrar CPF e senha no computador. O Agora mostra hoje o passo a passo fazer esse cadastro sem dificuldad­es e todos os serviços oferecidos no portal aos segurados e beneficiár­ios. Confira acima o que fazer.

Para garantir a segurança dos dados, o INSS faz algumas perguntas ao segurado que se cadastra pela internet. São questões sobre contribuiç­ões, empregos e benefícios. As perguntas aparecem com cinco alternativ­as de resposta. Se acertar todas elas, o segurado ganha um código para fazer o primeiro acesso ao sistema. Depois, terá que criar uma senha, que será utilizada sempre que entrar no portal.

Com a senha criada e anotada em local seguro, o aposentado terá acesso a inúmeras informaçõe­s sobre o seu benefício, como o holerite mensal, a carta de concessão e o extrato de empréstimo­s consignado­s, entre outros.

Já o trabalhado­r que não está aposentado poderá consultar seu Cnis (Cadastro Nacional de Informaçõe­s Sociais), simular o tempo total de contribuiç­ão e agendar o pedido de benefício.

Porém, a grande novidade é a futura liberação de aposentado­rias por tempo de contribuiç­ão e por idade de forma automática, na internet. No entanto, essa facilidade só será possível para quem não tem falhas no Cnis.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil