Agora

Possttoss do Detttrrran têm filas e desencontr­o de informaçõe­s

Usuários reclamam que perdem tempo indo de um guichê ao outro, por falhas no atendiment­o

- Fabio pagotto

Desencontr­o de informaçõe­s e filas grandes foram as principais queixas de usuários dos cinco postos do Detran (Departamen­to de Trânsito) visitados pelo Vigilante Agora. Essas reclamaçõe­s foram mais frequentes nos dois maiores postos: Armênia, na região central, onde a espera por alguns serviços levava mais de uma hora, e Aricanduva, na zona leste, com demora média de 40 minutos.

Segundo usuários do Detran, é comum chegar ao guichê após a fila e ser informado de que falta um documento ou de que era necessário ter passado em outro local antes, a fim de obter alguma autenticaç­ão. Muitos afirmaram que a irritação é grande quando isso acontece, após mais de uma hora na fila.

“Sempre tem fila, especialme­nte para renovar a CNH ou transferir pontos na carteira”, afirmou o motorista José Cirilo da Silva, 37 anos, que utiliza o posto Armênia. “Quando você chega ao guichê, o funcionári­o diz que faltou um documento e você tem que voltar para casa para apanhar, sendo que no setor de informaçõe­s dizem que não era necessário”, afirmou.

Outro problema dos postos Aricanduva e Armênia é a presença de apenas um caixa eletrônico, utilizado para pagar taxas, em cada unidade. Ambos tinham filas.

No posto de Interlagos (zona sul) também havia desencontr­o de informaçõe­s. “Vim aqui para recorrer de uma multa cobrada duas vezes em menos de um minuto. Me orientei com minha advogada e, mesmo assim, estou indo de um guichê para o outro porque parece que nenhum funcionári­o conhece todas as partes dos processos”, disse o empresário Paulo Rogério de Souza, 51 anos. “A impressão que fica é a de que querem forçar a gente a recorrer a despachant­es, para fugir desse labirinto de documentos”, afirmou o empresário.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil