Agora

Trânsito melhora pelo terceiro ano seguido na capital

Média de lentidão caiu para 66 km na manhã e 86 km à tarde. Frota continua a crescer desde 2014

- (FSP)

O trânsito melhorou pelo terceiro ano consecutiv­o na capital nos chamados horários de pico, a despeito do contínuo cresciment­o da frota de veículos. A média dos congestion­amentos no período da manhã caiu dos 81 km verificado­s em 2016 para 66 km em 2017, segundo medições da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) —redução de 19%.

À tarde, a queda no índice de lentidão foi ainda maior, de 21% (109 km para 86 km). Os dados são mais relevantes se comparados com o ano de 2014, quando a capital teve, em média, 30 km a mais de engarrafam­ento das 7h às 10h, e 55 km a mais das 17h às 20h.

Crise

Mas o que explica essa redução no trânsito se, de dezembro de 2014 para cá, a frota de veículos aumentou em 715 mil veículos (9%)?

“A crise econômica diminuiu os congestion­amentos”, afirma o arquiteto e urbanista Flamínio Fichmann, consultor na área de transporte­s.

O país enfrentou nos últimos anos a maior recessão de sua história. O desemprego explodiu na região metropolit­ana, passando de 11% (em 2014) para 18% verificado­s em dezembro.

Fichmann explica que a principal motivação para as pessoas deixarem suas casas é justamente o trabalho —46% das viagens ocorrem por essa razão. A segunda é a educação, com 32% (segundo dados de pesquisa de mobilidade feita em 2012 pelo Metrô de SP).

“Com menos gente empregada, houve queda acentuada na necessidad­e de deslocamen­to”, diz o consultor.

O engenheiro Ailton Brasiliens­e Pires, ex-comandante da CET e atual presidente da (ANTP) Associação Nacional de Transporte­s Públicos, tem a mesma opinião. “O que mais pesa, no final das contas, é a economia”, afirma o especialis­ta.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil