Agora

SSono doss brasileiro­s piora com a idade, diz Datafolha

Em dez anos, caiu o número de idosos que estão satisfeito­s com o sono: são 54% contra 68% em 2008

- (FSP)

Uma noite bem dormida é um sonho cada vez mais distante de parcela consideráv­el dos brasileiro­s que chegaram aos 60 anos, mostra pesquisa feita pelo Datafolha.

O problema não é apenas que a satisfação com o próprio sono decresce com a idade (veja quadro). A situação é ainda pior porque a parcela de idosos que atribui bom ou ótimo ao sono caiu em dez anos: de 68%, em 2008, para 54% em 2017.

“A vida cada vez mais complexa e o aumento de atividades e estímulos estão por trás dessa piora”, diz a especialis­ta em sono Dalva Poyares, professora da Unifesp (Universida­de Federal de São Paulo). “Há cada vez mais oferta de serviços, mais contas a pagar, mais estímulos, contatos, mais vida 24 horas por dia”, afirma.

Crise socioeconô­mica, aumento do desemprego e medo de assalto também estão na raiz da piora, diz a pesquisado­ra do Instituto do Sono Helena Hachul, professora de psicobiolo­gia da Unifesp. “O aumento de estresse leva à liberação de cortisol, mantendo um estado de alerta constante. Ninguém consegue dormir com medo.”

Ela também aponta que, com o envelhecim­ento da população, muitos idosos tornam-se cuidadores dos pais, ainda mais idosos. “De forma frequente vemos um idoso de 75 anos cuidando dos pais com 95 anos.”

Envelhecim­ento

E existem fatores que vêm com o envelhecim­ento. Funções vão se deterioran­do, como a capacidade respiratór­ia, e isso atrapalha o sono, diz o médico John Araujo, professor de Cronobiolo­gia da Universida­de Federal do Rio Grande do Norte.

A capacidade muscular é reduzida (o que leva ao ronco) e a capacidade de armazenar urina na bexiga se reduz. Levantar no meio da noite para fazer xixi é um dos principais motivos de sono insatisfat­ório. Outro fator físico está ligado ao relógio biológico. Alguns idosos, por problemas oculares, perdem a capacidade de detectar luz, o que dificulta a sincronia desse ritmo biológico com a natureza.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil